Suspensão, o elemento ignorado no automóvel

Alberto Valera

13 December, 2019

O sistema de suspensão é um agente fundamental no que respeita à segurança ativa do automóvel. É formado por vários elementos flexíveis que estabelecem a ligação entre os pneus e os eixos com as partes do veículo que não estão em contacto com o solo. A função deste sistema é absorver as irregularidades do terreno, manter o contacto entre o veículo e o solo, garantindo o bem-estar dos ocupantes.


Apesar das várias funções que enumeramos anteriormente, as suspensões são ignoradas pelos condutores e proprietários dos veículos. Por isso, é importante o utilizador saber que as suspensões são orgãos que têm uma durabilidade finita e que, após esse período, que pode ser de tempo ou de quilómetros, tem de ser verificada e, invariavelmente, alguns orgãos terão de ser substituídos.

Um sistema de suspensão cuja manutenção não seja feita devidamente, pode levar a diversos cenários, como por exemplo fazer com que um automóvel saia da via, ainda que os pneus se encontrem em bom estado. Apesar do bom funcionamento deste sistema ser essencial, 10% dos chumbos nas Inspeções Periódicas Obrigatórias dão-se devido ao mau estado da suspensão.

O que verificar/substituir na suspensão?

Na altura da manutenção/reparação da suspensão, devem-se substituir todos os seus componentes, incluindo os que se encontram na parte superior do amortecedor. Deste modo, aproveita-se a imobilização do veículo e a desmontagem da suspensão, para realizar uma operação que se revela fulcral para o bom desempenho do mesmo.
Substituindo unicamente o tirante não restitui de forma 100% eficiente o “handling” e o andamento do veículo. Mas uma suspensão com um apoio, um bloco filtrante e outras peças adjacentes novas na sua parte superior, proporciona ao cliente uma reparação eficiente e um rolar do veículo mais suave e seguro.
Essas peças, muitas vezes negligenciadas, são essenciais para uma boa performance da suspensão. O apoio superior permite ao tirante rodar suavemente quando a direcção é virada. O bloco filtrante, por seu turno, isola a vibração e previne o ruído à medida que a suspensão oscila para cima e para baixo.
As suspensões dos veículos modernos são mais exigentes do que acontecia no passado, e somente peças novas em bom estado transmitem a confiança necessária para uma condução segura e um trabalho profissional de primeira qualidade. A substituição de todos os componentes da suspensão é muito mais importante, dado que nunca se poder estar seguro de que as peças usadas continuam em plena operacionalidade.
Para demonstrar a importância de se substituir todos os componentes da suspensão, incluindo aqueles que se encontram na parte superior do amortecedor, alguns fabricantes de suspensões levaram a cabo provas dinâmicas e estáticas em laboratório e em pista, para ilustrar a importância de instalar componentes novos na parte superior da suspensão durante a substituição do tirante. Os resultados falam por si:

Menos esforço na direção

Novos apoios dos kits de suspensão, permitem que os amortecedores MacPherson girem mais suavemente e com menor esforço. Ao rodar uma direção da direita para a esquerda, um apoio usado de um veículo com 130 mil quilómetros precisou entre 10 a 20% mais de força. Isto levaria de um esforço consideravelmente maior por parte do condutor durante manobras de estacionamento, tornando a condução em geral mais cansativa. Isto é um problema ainda maior em veículos sem direcção assistida.

Melhor controlo nas curvas

Se o apoio está gasto, o volante não volta ao seu sítio inicial depois de uma viragem. Nos testes efectuados num veículo com apoios gastos, os técnicos concluíram que a direcção não voltava para a posição de andamento em linha recta após virar. Requeria correcções constantes do condutor para manter as rodas direitas, uma necessidade que cria fadiga no condutor e torna a condução muito menos agradável. Mas com apoios novos, o volante regressa à sua posição central de forma mais progressiva, eliminado correcções do condutor e sem esforço por parte deste.

Menos vibração

Os níveis de vibração e ruído também foram testados em pista. O bloco filtrante é uma peça essencial da suspensão, ajudando a reduzir a vibração e o ruído, o que melhora o conforto do condutor e dos passageiros. A vibração é 25% maior em veículos com blocos filtrantes gastos. Não só os novos blocos filtrantes reduzem a vibração, mas eles também eliminam os rugidos irritantes e outros barulhos comuns a amortecedores gastos.

Fotos: Pixabay

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