Hoje encontramos veículos que vêm em três configurações para a tração: tração dianteira, tração traseira ou tração integral. Neste artigo, vamos concentrar apenas nas trações dianteira e traseira. A tração dianteira é onde o motor aciona apenas as rodas dianteiras. Tração traseira é quando o motor aciona apenas as rodas traseiras.
Tração dianteira é usada a fim de proporcionar um chassi mais compacto. Muito pouco espaço é necessário, uma vez que o motor e as rodas são impulsionados pela parte dianteira do veículo. Um túnel central ou um maior chassi não é necessário, pois eles estariam numa configuração de tração traseira. O eixo do motor do veículo de tração traseira tem de chegar do motor para as rodas traseiras, causando a necessidade de um túnel ou chassi mais alto. A configuração de tração dianteira também promove a boa tração das rodas com o chão.

Novo modelo da BMW (marca tradicionalmente com carros de tração traseira) a usar tração dianteira pela primeira vez.
Devido à sua melhor tração e a melhor distribuição de peso, veículos de tração dianteira são preferidos em relação a tração traseira quando necessários para conduzir na lama, neve ou piso molhado. No entanto, veículos de tração dianteira não são sempre tão rápidos para acelerar como os de tração traseira por causa da transferência de peso que ocorre durante a aceleração, fazendo com que as rodas da frente reduzam drasticamente a sua aderência, afetando negativamente o binário.
Além disso, veículos com tração dianteira possuem um motor transversal (de um lado para o outro), enquanto veículos de tração traseira tem um motor longitudinal (da frente para trás). Devido ao estilo do motor, a tração dianteira restringe efetivamente o tamanho do motor. É por isso que você vai ver carros de tração dianteira com motores de 4 ou 6 cilindros em linha. Motores mais longos, tais como V6 e grandes V8 são difíceis de encaixar no espaço disponível. É por isso que a maioria dos carros de luxo, bem como carros desportivos mais frequentemente tem uma configuração de tração traseira.

Modelos como este são geralmente usados para drifts devido à sua configuração (este modelo foi alterado para ter apenas tração traseira)
Vantagens para uma configuração de tração dianteira incluem:
- Mais espaço interior;
- Menor peso;
- Menor custo para fabricação;
- Eficiência de direção melhor;
- Centro de gravidade para a frente que melhora a tração;
- Manuseio previsível.
Desvantagens de um veículo de tração dianteira são:
- Binário mais pobre, permitindo que o veículo vire para esquerda ou direita quando eles são acelerados com alguma força;
- Falta de deslocamento de peso, que limita a aceleração do veículo;
- Tração reduzida quando o veículo está subindo uma ladeira em condições escorregadias;
- As juntas em anexo ao cubo da roda tendem a se desgastar mais rápido;
- Aumento da barcagem porque o motor transversal limita a rotação das rodas dianteiras;
- O tamanho do motor é restrito.
Vantagens de um veículo de tração traseira incluem:
- Distribuição de peso mais igualada;
- Transferência melhor do peso durante a aceleração;
- Melhor raio de direção;
- Melhor manipulação em piso seco;
- Melhor travagem;
- Melhor capacidade de reboque;
- Manutenção mais fácil;
- Pode caracterizar motores mais potentes.
Desvantagens incluem:
- Possibilidade de sobreviragem, quando o veículo estiver em alta velocidade;
- Mais pobre tração em neve, gelo e areia;
- Menos espaço interior;
- Aumento de peso;
- Maior custo do veículo;
- Distribuição de peso inapropriada quando o veículo está carregado;
- Um longo eixo de transmissão para alcançar as rodas traseiras.
Então, como pode ver, é importante considerar os seus hábitos de condução e as necessidades para determinar qual configuração ideal para si. A melhor forma de saber isso é conduzir os dois tipos diferentes de veículos por algum tempo e observar os seus costumes na condução de um veículo. O gosto pessoal, além de suas necessidades, também tem que ser levado em conta. Por isso, boa sorte em seus testes e faça bom proveito de sua escolha!