Escolha o transporte que melhor se adapta às suas necessidades de regresso às aulas

Redacción Circula Seguro

1 de Setembro de 2023

Milhões de crianças começam os seus estudos. A opção por um ou outro meio de transporte depende de muitos fatores , por isso, é importante conhecer bem as diferentes alternativas para escolher a que melhor se adapta às necessidades de cada família. Nem todas as famílias são iguais e nem todos os meios de transporte estão igualmente disponíveis para todos. Avalie, compare e escolha o meio de transporte escolar que melhor satisfaz as suas necessidades. É claro que a segurança deve ser sempre um fator fundamental em todas as deslocações, incluindo as de ida e volta da escola.

1- Caminhar é uma das formas mais saudáveis de ir para a escola. Um dos pontos mais importantes a considerar é se a criança pode ir sozinha ou deve ser acompanhada. Há muitos fatores que podem ajudar a tomar esta decisão e, evidentemente, tudo dependerá da maturidade, autonomia e preparação de cada criança.

Também é importante saber se a escola tem um percurso escolar seguro, isto é, planeados e que incentivam as crianças a irem sozinhas para a escola.

A este respeito, é de destacar o projeto europeu STARS, um programa cujo principal objetivo é incentivar e premiar as escolas que promovem deslocações sustentáveis e seguras, a pé ou de bicicleta, entre os seus alunos.

Se quer que os seus filhos possam ir a pé para a escola:

  • Verifique se conhecem as principais regras da estrada.
  • Acompanhe-os e reveja previamente o percurso com eles, insistindo na forma como devem atravessar e por onde devem ir. Recorde com eles os riscos que podem encontrar no caminho e como podem evitá-los.
  • Insista em que os peões devem atravessar sempre nas passadeiras, a respeitar os semáforos e as indicações dos agentes. Diga-lhes que nunca devem atravessar se o semáforo estiver vermelho ou se os carros não tiverem parado completamente. Também não devem correr, saltar ou brincar de um lado para o outro.
  • Não devem passar entre veículos estacionados na rua, já que a sua visibilidade é reduzida.
  • No passeio, devem andar sempre pelo lado interior e prestar especial atenção às garagens.

2- Autocarro escolar. É um dos meios de transporte mais seguros. Antes de optar por este método, é importante ter em conta estas recomendações:

  • Avaliar se existe um percurso escolar estabelecido pela escola.
  • Conhecer as medidas de segurança adotadas.
  • Ter em conta o estado ou renovação da frota de autocarros.
  • Se têm cintos de segurança. De preferência, deveria permitir a instalação de sistemas de retenção infantil, mas muito poucos oferecem esta possibilidade, pois tendem a ser cintos de dois pontos.
  • Se viajarem com um monitor que garanta que todas as crianças viajam corretamente  e em segurança, que entram e saem adequadamente e, em suma, que estão seguras durante a viagem.

3- De carro particular. Naturalmente, as crianças com menos de 135 cm devem ir sempre num sistema de retenção infantil homologado e adequado à sua altura e ao seu peso, embora se recomende que continuem a utilizá-los até 150 cm. A partir desse momento, estão prontas para utilizar o cinto de segurança para adultos.

Se optar por este meio de transporte, planeie a sua viagem, estabeleça um itinerário seguro, escolha as estradas em boas condições, evite os engarrafamentos e saia à hora certa para evitar pressas e stress. Para além disso, é preciso ter em conta os possíveis problemas de estacionamento na escola. É importante que a criança saia do veículo pelo lado do passeio.

4- De bicicleta. Um meio de transporte sustentável e saudável. Na verdade, muitas escolas incentivam e dão prioridade a este meio de transporte, especialmente nos meios rurais e locais.

  • É importante que existam percursos estabelecidos e uma coisa muito boa é ter ciclovias específicas no caminho para a escola.
  • Ascrianças devem viajar sempre com o capacete e recomenda-se a utilização de elementos refletores para que sejam mais visíveis. Também é aconselhável usar roupas de cores vivas.
  • É importante que a criança conheça as regras da estrada e esteja consciente de que o utilizador da bicicleta é mais vulnerável do que outros utilizadores, como carros, camiões, autocarros ou carrinhas.

5- De transporte público. Existem várias opções e, antes de escolher este meio de transporte, é importante certificar-se de que existem várias alternativas para ir de casa para a escola e vice-versa. Metropolitano, autocarro urbano ou interurbano, comboio… Existem muitas opções e podem ser estabelecidas interligações entre elas.

  • Ter em conta a autonomia de cada criança para avaliar se pode ou não ir sozinha.
  • Avaliar o tempo de viagem e os percursos possíveis.
  • Verificar com elas o percurso que têm de fazer, e há transferências, se têm os bilhetes adequados…
  • Dizer como se devem comportar em cada meio de transporte e sublinhar a importância de estarem bem sentados por razões de segurança.
  • Indicar o que devem fazer em caso de dúvida ou de perda. É importante que esteja sempre bem identificado para evitar sustos.

TConsidere as vantagens e desvantagens de cada meio de transporte e escolha o que melhor se adapta às suas necessidades, à autonomia da criança, às opções da escola… A combinação de todos estes pontos garantirá que ir e voltar da escola seja seguro, saudável e sustentável.