Os travões são um elemento de máxima importância na condução. Os seus componentes devem estar em perfeito estado, já que do contrário, pode ser um grave perigo tanto para a segurança dos próprios ocupantes do veículo, como para os outros utentes da estrada.
Em termos gerais, este é o funcionamento do sistema: ao pisar o pedal do travão, a alavanca ligada ao travão empurra um pistão localizado no cilindro principal, o que faz com que o fluido hidráulico passe ao sistema de tubagem e depois aos cilindros localizados ao lado dos travões de cada roda. Esta pressão do líquido provoca que os pistões empurrem as pastilhas do travão contra o disco, provocando assim o atrito necessário para travar a roda.
Discos e pastilhas
Os principais elementos deste sistema são os discos e as pastilhas, já que como pode imaginar, estão sujeitos a um desgaste significativo e por isso, é importante a sua verificação periódica.
Não é possível dar um número exato em quilómetros para saber quando devemos substituir as pastilhas e os discos. Isto depende do modelo do carro, tipo de condução e viagens, etc. Por exemplo, na cidade as pastilhas desgastam muito antes do que se a sua condução for principalmente na estrada. No entanto, é aconselhável controlar o desgaste após os primeiros 25.000 quilómetros de rodagem. Lembre-se que as pastilhas dianteiras desgastan bem mais que as pastilhas traseiras.
Quando fazer a substituição?
Os carros atuais já estão equipados com um indicador de desgaste no painel de instrumentos que é ativado quando as pastilhas estão a chegar ao fim da sua vida útil. No entanto, o próprio condutor pode verificar o desgaste das pastilhas de travão dianteiras, observando a sua espessura em contacto com os discos. É muito importante não conduzir com pastilhas de travão gastas, porque os discos sofrem como resultado. Com uma correta manutenção das pastilhas, substituição quando necessário, é possível nunca ter que substituir os discos de travão durante a vida útil do carro. Em qualquer caso, é aconselhável cada vez que substituir as pastilhas, verificar também o desgaste dos discos.
Como saber se é preciso substituir os discos? Se notar uma vibração no pedal e no volante ao travar, é muito possível que devam ser substituídos. Para além, pode verificar o seu estado de forma visual: se notar muitas rebarbas entre a superfície de travagem e a borda do disco, é que devem ser substituídos. Os discos podem não só desgastar-se pelo efeito das pastilhas, mas também podem deteriorar-se for flexão por aquecimento excessivo, entre outras causas.
O estilo de condução é chave
O estilo de condução pode atrasar bastante a substituição das peças de desgaste do conjunto do travão (pastilhas, discos, guarnição, tambores, líquido, bomba…). Por isso, o melhor é realizar uma condução suave, sem fortes acelerações ou travagens.
Ao travar, é melhor carregar com decisão no pedal no início e libertá-lo progressivamente de menos para mais, do que manter muito tempo o pé no pedal. Dessa forma, evitará o desgaste e o sobreaquecimento do sistema de travagem.
Pode conservar os travões utilizando a travagem do motor, isto é, com mudanças de velocidade mais baixas, por exemplo, ao descer uma passagem de montanha.