Três formas de estrear carro novo

Redacción Circula Seguro

7 de Março de 2022

Dependendo da pressa de estrear carro novo, o seu orçamento ou se dá mais ou menos importância ao tipo de acabamento, cor ou equipamento do seu futuro automóvel, será útil saber que tem três opções ao comprar um carro: comprar um carro por encomenda, em stock ou km zero. Contamos as caraterísticas destas três modalidades para que possa visitar o concessionário com os conceitos bem claros.

Comprar um carro por encomenda

Podemos dizer que esta fórmula é comprar um “carro à carta”. O veículo é fabricado especialmente para um determinado comprador, que escolheu uma versão, motor, cor e equipamento opcional que tornam esta unidade um pouco especial. Assim que um VIN é atribuído, esse carro já é para esse cliente em particular. Normalmente, comprar um carro assim significa ter de esperar um pouco de tempo, dois ou três meses, até a entrega do veículo. Ultimamente, o tempo de espera disparou consideravelmente, coincidindo com problemas de escassez de microchips, um componente cada vez mais comum nos novos veículos digitalizados e ligados. A maioria das fábricas está a sofrer paragens ou reduções da produção que atrasam os pedidos pendentes.

Comprar um veículo em stock

Este tipo de veículo representa uma parte muito importante do negócio de venda de veículos novos. Um veículo em stock é um carro novo que não foi registado nem utilizado por ninguém. Estes automóveis surgem porque as marcas e concessionários fazem pedidos aos fábricantes de automóveis com base nas configurações e especificações mais solicitadas peos clientes, isto é, estes veículos estão equipados com um tipo padrão de equipamento. Desta forma, os concessionários asseguram a disponibilidade de unidades para os clientes, que esão à espera de serem comprados nos depósitos, áreas de armazenamento ou no próprio parque de estacionamento do concessionário. Portanto, o cliente que escolher entre os veículos em stock terá que adaptar-se à configuração dos veículos disponíveis na altura, não poderá escolher entre outras caraterísticas, cores, outras linhas de acabamento ou outras muitas opções. A vantagem sobre um carro que é comprado por encomenda é que muitas vezes há ofertas especiais ou descontos e a sua entrega é no prazo de uma semana mais ou menos.

Comprar um carro quilómetro zero

Este é o nome dos veículos que já foram registados, quer em nome do concessionário, para cumprir as qotas mínimas de venda a que comprometem, quer pela própria marca. Desta forma, o cliente que o compra tem apenas que fazer uma mudança de titular, isto é, uma transferência. Os concessionários frequentemente têm pressa em “liberar-se” destas unidades e, por isso, costumam ter ofertas e bons descontos; para além, a entrega ao novo comprador é feita em poucos dias. Estes veículos podem passar muito tempo no concessionário à espera de um comprador e podem ter matrículas menos recentes. Isto pode significar que o período de garantia do carro pode ser reduzido: isto é, se o veículo estiver registado por 3 meses no concessionário, tem menos 3 meses de garantia, embora os concessionários muitas vezes aumentem a garantia para poder vender o veículo e compensar o cliente. Se optar por este tipo de veículo, verifique este último ponto com muito cuidado.

Etiquetas

dados