Um altifalante inteligente torna o seu carro mais seguro?

Duarte Paulo

15 December, 2020

Um altifalante inteligente torna o seu carro mais seguro?

Hoje, as distrações se tornaram numa das principais causas de acidentes de trânsito. Uma das razões para isso é a nossa dependência excessiva do telemóvel e a necessidade de estar sempre conectado. Atender chamadas, ler mensagens ou manusear aplicativos como streaming de música, duma rede social ou o navegador de internet são ações supostamente simples que desviam a nossa concentração da estrada e podem custar as nossas vidas.

Curiosamente, os dispositivos mãos-livres e mais concretamente o altifalante inteligente “Alexa” chegaram para tornar a nossa vida mais fácil e, acima de tudo, para proteger a nossa segurança no automóvel. Descubra mais já a seguir.

A importância de usar altifalante no carro

Nesse sentido, para poder manter as mãos no volante e os olhos no asfalto é fundamental usar um sistema de mãos livres no carro. Ele tornou-se no nosso melhor aliado. Graças a uma das suas melhores características, o reconhecimento de voz, aumenta a segurança na condução, uma vez que, ao dizer um comando como “ligar” em voz alta, o automóvel consegue efetuar a nossa chamada. Também podemos atender, ou rejeitar, chamadas. Procurar um contato na agenda ou tocar a nossa música favorita sem desviar nossa atenção.

De acordo com o Código da Estrada, o manuseio de dispositivos móveis durante a condução constitui uma infração grave. Punível com multa de 250 a 1200 euros e ainda possível perda de três pontos da carta de condução. Portanto, há motivos suficientes para descobrir um aliado nos sistemas de mãos livres.

O uso do telemóvel durante a condução é punido com coima

alta-voz inteligente telemóveis condução infração grave

O uso de telemóveis durante a condução constitui uma infração grave

As campanhas para desencorajar o uso de telemóveis tem sido frequentes. Mesmo que o uso dos sistemas de mãos livres ajude a evitar as distrações. Embora, entre outras recomendações, também visa estes outros temas conexos:

– Desencoraja os condutores de ligar, ou manusear, o telemóvel enquanto conduzem;
– Sugere que simplesmente desligue o telemóvel, sem usar o alta-voz enquanto conduz;
– Só é permitido o uso de dispositivos móveis com alta-voz, também chamados de “mãos-livres”.

Mas agora apareceu uma nova ferramenta que já é comum em muitas casas e que foi adaptada às necessidades dos automobilistas. Aqueles que não têm o CarPlay ou Android Auto – com seus respetivos assistentes Siri e Google Assistant – ou simplesmente se sentem mais confortáveis com o “ecossistema” da Amazon, podem fazer isso com o Echo Auto. Um dispositivo compacto com recursos da assistente pessoal Alexa, que podemos colocar no painel da viatura para nos aproveitarmos do seu assistente de voz.

Para que serve um altifalante inteligente no carro?

Os dispositivos inteligentes aumentaram sua presença no mercado nos últimos anos. Entre as vantagens oferecidas estão os assistentes virtuais que facilitam a interação do utilizador apenas por voz. Com eles podemos: ligar e desligar luzes, colocar a tocar a nossa lista de música, controlar a temperatura, enviar mensagens, interagir com o sistema de navegação e até realizar compras online.

alta voz inteligente mãos livres altifalantes

Os altifalantes podem ser os do próprio veículo caso este disponha de software próprio para o efeito

Todas estas capacidades proporcionam um maior conforto, que em nenhum caso representa um custo inatingível. Mas o que é que um altifalante inteligente no carro lhe oferece?

– Ouça conteúdo de streaming como Amazon Music, Apple Music, Spotify, iVoox e Deezer ou estações de rádio e podcasts com TuneIn.
– Fique atento às notícias e atualidades da imprensa.
– Crie, adicione e remova itens de sua lista de tarefas, crie lembretes e atualize seu calendário.
– Jogue jogos como Trivial Pursuit ou Veo, Veo (quando está estacionado).
– Funções do telefone, como ligar, responder mensagens ou ter acesso aos seus contatos.
– Receba instruções do sistema de navegação GPS, redirecione para percursos alternativas ou verifique as informações de trânsito.

O Echo Auto é uma garantia de segurança ao volante

altavoz inteligente coche alexa amazon assistente

Alexa, a assistente da Amazon, agora está disponível num modelo portátil

Ter o uma versão do aplicativo Alexa no carro através dos altifalantes fornece muitas funções de acessibilidade que aumentam segurança. O “Echo Auto” instala-se facilmente no tablier graças a um suporte para grelha de ventilação e liga-se ao seu veículo através da ligação Bluetooth ou com um cabo áudio auxiliar. Possui 8 microfones de longo alcance para ouvir suas referências, mesmo com o rádio ligado, o barulho do ar condicionado e da própria estrada. Mas se deseja proteger sua privacidade, pode simplesmente desativar os microfones.

Este dispositivo não é compatível com todos os veículos ou com todos os telefones (somente Android 6.0 e iOS 12 e posterior). Além disso, o seu tamanho e peso, torna-os muito “portáteis”, logo, são adequados para serem usados em viaturas, por não ocupar muito espaço no painel. O conteúdo da caixa inclui um suporte para afixá-lo na ventilação, um adaptador para carro, um cabo micro USB com 1 metro, um cabo de áudio com uma ficha de 3,5 mm (1 m) e o Guia de início rápido.

Um altifalante inteligente pode ajudar a animar longas viagens e, principalmente, distrair os mais pequenos com inúmeras atividades de entretenimento. Em qualquer caso, não devemos esquecer de prestar atenção à condução para evitar que qualquer tipo de aplicação com a qual interagimos nos distraia. É sua responsabilidade conduzir com segurança e cumprir os regulamentos atuais que recaem sobre o uso de dispositivos eletrónicos.

altavoz inteligente coche

Original | Carlos R Vidongo
Fotos | Amazon.es iStock piggypa simpson33

--

Uma iniciativa da: