Para voltar a usar o seu automóvel depois de um longo período de paragem: os automóveis também precisam cuidados

Redacción Circula Seguro

18 May, 2021

A pandemia alterou muito os hábitos de mobilidade. Seja pelos períodos de confinamento, quarentenas ou aulas on-line e o teletrabalho, a verdade é que a utilização do automóvel privado diminuiu muito no último ano. Agora, após o estado de alarme, espera-se novamente a mobilidade nas estradas.

Efeitos da redução da mobilidade

Da mesma forma que a falta de atividade física representa problemas de saúde para o nosso corpo, um automóvel estacionado durante um longo período de tempo também representa problemas no seu funcionamento.

Por isso, apresentamos uma lista com os principais pontos a verificar num automóvel que ficou parado durante um longo período de tempo.

  • Pneus. Os pneus dum automóvel parado perdem pressão e podem ser deformados. Por isso, se o seu automóvel ficou parado durante mais de um mês, é importante verificar o seu estado. Lembre-se: verifique sempre a pressão quando está frio! E verificar se há cortes, saliências ou desgaste irregular.
  • Bateria. Após o longo confinamento de 2020, muitos automóveis não funcionam. A bateria convencional de 12v foi um dos elementos que mais sofreu nos veículos parados. Por isso, é importante verificar, após um longo período sem utilização, em que condições está. A propósito, este conselho também é para automóveis híbridos e elétricos.
  • Óleo e outros líquidos. Após um período prolongado sem uso, é necessário verificar se o óleo, líquido de arrefecimento, fluído de travão e direção estão em bom estado e ao nível correto. Os níveis são fáceis de verificar, mas pode ser necessário visitar uma oficina especializada para ter certeza de que tudo está em ordem.
  • Travões, direção e amortecedores. Para verificar estes elementos fundamentais é necessário visitar um centro especializado, já que pelos nossos próprios meios não podemos fazer mais do que uma inspeção visual.
  • Ar condicionado. Este sistema tem elementos que necessitam que o gás de arrefecimento circule, para manter-se em boas condições de funcionamento. Em geral, é recomendável fazer funcionar o ar condicionado várias vezes por mês durante alguns minutos para uma boa manutenção. Agora que o bom tempo e o calor estão a chegar, é recomendável verificar bem antes de descobrir demasiado tarde que não funciona.
  • Limpa para-brisas e líquido. Só nos lembramos destes elementos quando chove ou quando o vidro está muito sujo, mas são muito importantes para a segurança da condução. Em geral, as lâminas do limpa para-brisas devem ser substituídas todos os anos; também é importante verificar o líquido frequentemente e se tem proteção anticongelante para os meses mais frios do ano.
  • Luzes e iluminação. Para ver bem e ser visto, especialmente à noite e com mau tempo, é necessário todas as luzes funcionem corretamente. Não esquecer da luz da matrícula, também é importante.

Após estar estacionado durante muito tempo, ao arrancar o motor, é recomendável:

  • Deixar aquecer durante alguns minutos antes de colocar o automóvel em movimento.
  • Logo, circular suavemente durante os primeiros quilómetros e verificar se não há ruídos estranhos, fugas de qualquer tipo ou fumaça a sair do escape.
  • Se tudo está em ordem, quando o motor atinja a temperatura de funcionamento, circule com normalidade.

Ter estes conselhos simples em mente ajuda a evitar avarias e a dirigir com mais segurança.

--

Uma iniciativa da: