Verifique o carro depois do verão

Redacción Circula Seguro

28 de Setembro de 2022

Com certeza, quando regressou das suas férias precisava de um dia para aterrar e recuperar da agitação do verão. Bem, o seu carro também. Primeiro, o verão é a época do ano das viagens mais longas pela estrada e os nossos veículos têm um desgaste extra devido à temperatura e carga extra.

Por isso, os especialistas recomendam realizar a manutenção de nosso carro ao terminar o verão, para iniciar a nova estação. Não apenas para melhorar a sua eficiência para poupar combustível e uma maior vida útil, mas também para o mais importante: a sua segurança.

Por onde começar?

1. O primeiro a fazer é esvaziar o carro e retirar o peso extra. Para além das malas de roupa que esvaziamos ao chegar na morada, com certeza ainda há muitas coisas que utilizou durante o verão e que já não precisa este ano. Lembre-se: a carga é um dos fatores que mais influi no consumo de combustível do carro.

2. Depois de vazio, é a hora da limpeza. Principalmente, dos baixos e do interior, especialmente se tiver estado na praia, pois a areia e as poeiras entram por todos os lados. Também deve verificar como está o motor do veículo: uma limpeza especializada prolonga a vida das peças. Observe também que a limpeza dos filtros (pólen, sal, poeiras) reduz a presença de pólen, insetos ou ácaros no piso e nos bancos. Isto é muito necessário se também for propenso a alergias.

3. Verifique a sua quilometragem e veja quantos quilómetros faltam para realizar a próxima manutenção. Presta atenção não esqueça. Verifique também a documentação do carro: com certeza já abriu e fechou o porta-luvas tantas vezes que tem de verificar se tudo está em ordem.

4. Os líquidos do carro não apenas devem ser verificados antes de ir de férias, mas também ao regressar. Isto é particularmente importante para o líquido refrigerante e lubrificante. Lembre-se de encher também o reservatório do do pára-brisas para preparar-se para o outono e verifique o nível do líquido dos travões.

5. Pneus: para além do desgaste da quilometragem que possa ter feito durante as férias, o calor faz que os pneus sofram especialmente durante o verão. Não deixe de verificar a pressão dos pneus e se há deformações nos pneus. Além da pressão, é fundamental verificar se existem deformações irregulares em qualquer uma das rodas.

6. Por último, verifique o ajuste correto dos faróis, e faça uma limpeza completa (dianteiros e traseiros). Para além, não esqueça dos limpa pára-brisas que devem ser substituidos antes da época das chuvas. São elementos do carro que tendem a deteriorar-se muito no verão, pela ação negativa do sol na borracha e pelo seu pouco uso .

7. O calor não convém a nenhum elemento do veículo, mas há um que sofre particularmente: abateria. Recomendamos fazer uma limpeza completa para eliminar qualquer acumulação corrosiva nas suas ligações. Para além, assegure que todos os elementos e componentes estão bem encaixados para evitar as vibrações irritantes.

8. Com certeza o ar condicionado funcionou sem parar neste verão. Verifique se é necessário carregar o gás que arrefece o ar e também verifique o estado do filtro de ar.

9. Se não utilizou o carro durante todo o verão, lembre-se que isso também pode provocar avarias. O calor afeta certos componentes do automóvel, por exemplo, os elétricos. As altas temperaturas, especialmente as extremas, também prejudicam à bateria e os pneus. Portanto, é recomendável conduzir regularmente e não deixar o carro estacionado por longos períodos nas férias.

10. Esteve na praia com o carro? A condução perto de praias pode deteriorar a pintura e criar pontos de entrada de ferrugem. Para evitar isto, realize uma limpeza adequada e aplique algum produto específico.