Faça um check-list ao seu automóvel neste tempo de inverno

check-list

Tempo de inverno é tempo de chuva, neve e gelo na estrada. Ao fazer-se à estrada certifique-se que tem a viatura em condições de segurança. Um check-list é indispensável para nada lhe escapar.

Neste tempo de inverno é aconselhável fazer um check-list ao veículo para garantir que está tudo em condições. Indicamos-lhe vários itens que devem ser verificados, a bem da segurança.

Inverno castiga bateria

O clima frio e húmido do inverno pode sobrecarregar a bateria de 12 volts do veículo. Se não trocou a bateria do automóvel recentemente, este equipamento pode estar desgastado e com o esforço do tempo frio a bateria pode sucumbir, já que é tempo de consumos maiores de energia no carro: ar condicionado, resistência térmica do óculo traseiro, faróis e aquecimento mais vezes ligados. Analise a capacidade da bateria junto de alguém especializado.

Anti-congelante

O líquido anti-congelante, como o próprio nome sugere, impede que a água no sistema de arrefecimento do motor congele durante o inverno. Veja o seu nível. Pode facilmente repor o líquido, já que há embalagens com este produto que se vendem em grandes superfícies, tendo apenas de tirar a tampa do reservatório de líquido de arrefecimento.

Limpa para-brisas

Os limpa para-brisas funcionam com muita frequência no inverno e é indispensável que tenham qualidade para poderem adequadamente remover a chuva ou a neve. Se a borracha estiver deformada ou ressequida há um grande risco de que, ao serem acionados, não consigam limpar toda a superfície do vidro, deixando constantemente zonas por lavar. Uma má visibilidade favorece os acidentes.

Líquido do limpa para-brisas

Apesar de chover, não significa que pode descurar o líquido do limpa para-brisas. Efetue um check-list ao seu nível e ateste idealmente com líquidos próprios que têm características desengordurantes.

Iluminação em dias invernosos

No inverno, os dias são mais curtos, a noite maior e as condições de visibilidade mais degradadas. Zelar pela qualidade da iluminação (e de todos os seus elementos, desde piscas a faróis de nevoeiro, passando por médios, máximos e luzes de travagem) é relevante e indispensável de qualquer lista de verificação do automóvel. Não deixe de fora do check-list este item.

Check-list aos pneus

Não é indispensável ter pneus de inverno, ainda que estes estejam mais adaptados a situações mais radicais, já que abaixo dos 7ºC, a borracha dos pneus convencionais endurece e perde a capacidade de tração, o que prejudica a segurança.

A montagem de pneus de inverno torna a condução mais segura a baixas temperaturas, visto que melhora a motricidade, a aderência e reduz a distância de travagem. Nalguns países europeus, a lei obriga a montar pneus de inverno, pelo que se for o seu caso, esteja atento a este aspeto se vai viajar pela Europa para zonas de neve abundante.

Se optar por pneus de inverno é recomendável montar 4 pneus de inverno em lugar de apenas 2, já que pode provocar instabilidade na condução.

check-list

Se conduz ocasionalmente em condições invernosas como neve e gelo, a Michelin tem, por exemplo, a gama CrossClimate.

Graças à sua certificação oficial para uso no inverno apesar de ser um pneu de verão, o CrossClimate poderá até ser usado durante todo o ano em países como a Alemanha, ou Suiça, onde os pneus de Inverno são uma exigência legal, é o primeiro pneu de verão com homologação de inverno.

Se enfrenta com regularidade condições invernosas mais rigorosas, a gama Michelin Alpin é uma boa hipótese.

Se não tiver tempo ou conhecimentos para garantir que o automóvel está apto para o inverno, não hesite em se deslocar a uma oficina para fazer isso por você.

As piores condições de aderência do piso nesta altura do ano requerem que os pneus estejam nas suas melhores condições.

De uma forma geral, os pneus perdem pressão quando descem as temperaturas, por isso é recomendável verificar a pressão pelo menos uma vez por mês.

Mesmo que não tenha pneus de inverno, é importante verificar a profundidade do piso dos pneus existentes e a qualidade da borracha. O limite legal é de 1,6 mm, mas o ideal é que nunca chegue a este patamar para melhorar a direção e a travagem.

Kit SOS

Deve ainda equipar o veículo com um kit de primeiros socorros. Tenha consigo também um snack, água e um cobertor que se revelarão muito importantes se ficar bloqueado numa estrada gelada.