Nem os vidros dianteiros nem o para-brisas, a lei em Espanha permite apenas nos vidros traseiros dos veículos. Para além, em tais casos, o veículo deve ter dois espelhos retrovisores exteriores. No entanto, há algumas exceções a esta regra: os vidros dianteiros e para-brisas também podem ser fumados no caso de veículos oficiais, pessoal de segurança, utentes protegidos ou no caso de civis que têm sensibilidade especial diagnosticada aos raios de sol.
Melhor de fábrica
Em qualquer caso, a principal recomendação são os vidros fumados de fábrica. Dessa forma, já são homologados e não terá que preocupar-se ao passar a ITV. No entanto, se decide fazer isto depois de comprar o seu carro, recomendamos um serviço homologado de instalação de película. Pode escolher entre diferentes tonalidades e cores. Quando for à visita anual da ITV, deve levar um certificado de homologação do fabricante das películas e preenchido pela oficina de instalação, com o selo em todos os vidros fumados do veículo, que deve coincidir com a marca da oficina que instalou as películas. Caso contrário, a ITV será desfavorável e terá de remover as películas dos vidros ou substituí-las por novas. Lembre-se, se o fumado não for homologado, a coima pode ser de até 200 euros.
Para além dos aspetos legais, na verdade a procura deste tipo de vidro tem aumentado consideravelmente. Antes era visto como uma moda, agora os condutores estão a pensar em outras coisas:
Vantagens
Para começar, este tipo de vidro impede a entrada dos raios UVA no interior do veículo, a contribuir para uma temperatura mais confortável, especialmente no verão. Nesta época, ademais, a coloração dos vidros também reduz o consumo de combustível, ao diminuir a necessidade de ar condicionado.
A segurança é outro aspeto a considerar: por um lado, o fumado reduz naturalmente o ofuscamento e, por outro lado, em caso de acidente e quebra do vidro, a película evita que o vidro se desprenda e, por tanto, evita cortes nos ocupantes do veículo.
A privacidade que o vidro escurecido proporciona é também uma vantagem especialmente quando há crianças ou objetos de valor.
Desvantagens
Quanto às desvantagens, a principal é que a visibilidade à medida que entra menos luz (precisamente a razão pela qual o regulamento impede a instalação de vidros fumados dianteiros). Esta redução pode resultar em maior dificuldade para estacionar ou marcha-atrás.
Outro inconveniente é que, com o tempo e devido ao efeito da radiação solar, os vidros fumados que não são de fábrica, mas por instalação de película, tendem a rachar e desbotar.
Em qualquer caso, se optar por este tipo de vidro, recomendamos que o declare à companhia de seguros quando o fumado tiver sido feito após a compra e, claro, que tenha cobertura para para-brisas e vidros.