Como aprender a estacionar um automóvel

estacionar um automóvel

Estacionar o automóvel é uma manobra que todos os condutores aprenderam a fazer quando tiraram a sua carta de condução. Acontece que, no dia a dia, por vezes, esta manobra torna-se complicada de concretizar. Vamos relembrar as dicas que como fazer corretamente.

Estacionar um automóvel faz parte das manobras quando se aprende a tirar a carta de condução. Todos sabemos – quem conduz ou quem está a tirar a carta – que nem sempre à primeira tentativa se consegue estacionar convenientemente o automóvel.

O que vamos tentar é fornecer algumas dicas para que possa realizar de forma perfeita a manobra de estacionamento

Uma boa posição de condução é fator, desde logo, decisivo. Estar bem sentado permite-lhe, por um lado, ter uma melhor visibilidade e, por outro lado, com a correta distância para os pedais e volante, gerir a manobra de forma controlada.

De seguida, é importante não estar tenso. Os nervos só complicam.

Contudo, deve estar concentrado no que está a fazer para evitar dar algum toque noutro carro ou num muro ou passeio.

Há três tipos de estacionamentos: paralelo, perpendicular ou na diagonal.

Estacionamento paralelo

No estacionamento paralelo, abra o pisca para avisar os outros carros de que quer parar e abrande a velocidade. Quando detetar uma vaga, coloque o se carro paralelamente (ao lado) do veículo que está à frente do espaço livre onde irá colocar seu carro. Mantenha visualmente os para-choques traseiros dos dois automóveis alinhados.

Vire então o volante totalmente para a direita, engate a marcha-atrás e lentamente (sempre a controlar a velocidade da manobra) deixe o veículo rolar para dentro do lugar. Usando o retrovisor esquerdo deve olhar para o carro estacionado atrás. Quando esse veículo surgir no espelho, mostrando o farol do lado direito, deve girar o volante no sentido contrário (para a esquerda) e continue o movimento lentamente, observando os espaços para a viatura da frente e de trás.

estacionar um automóvel

Se for necessário (e é comum que seja), ajuste a manobra, ora indo à frente, ora indo atrás, de modo a que o automóvel fique perfeitamente em paralelo com o passeio. Ao sair do carro, não se esqueça de olhar pelo espelho para saber se é seguro abrir a porta para não colidir com nenhum peão, ciclista ou veículo.

Estacionamento perpendicular

No estacionamento perpendicular, o carro faz uma manobra de 90 graus para entrar no espaço, podendo fazê-lo de frente ou de trás. A nossa recomendação é que seja feita em marcha-atrás, pois não só é mais fácil, inclusive, nalguns carros com menores ângulos de viragem ou de maiores dimensões.

estacionar um automóvel

Assim, num estacionamento perpendicular, faça pisca para dar a conhecer aos outros utentes que pretende ocupar aquele lugar. O ideal é direcionar a frente do seu carro para o lado oposto à vaga de estacionamento. Ao fazê-lo, ficará com a traseira apontada para o espaço. Comece a recuar, virando progressivamente o volante para a direita, na proporção certa e vigiando sempre, para a direita e para a esquerda, o espaço para os automóveis que se encontram ao lado do seu, usando os espelhos retrovisores.  Corrija sempre a direção, levando o veículo para a frente ou trás, se tal for preciso.

Estacionamento na diagonal

O estacionamento na diagonal é, em princípio, a mais fácil de executar, com o carro a entrar no estacionamento numa inclinação de 45 graus. Faça pisca e vire suavemente o volante para a direita de modo a entrar no lugar. Controle com o espelho direito para perceber se, ao virar a direção, não está na iminência de bater com a parte traseira do carro no outro veículo parqueado.

estacionar um automóvel

Esperamos tê-lo ajudado!

Fotos: driversedguru, bgr, autoevolution, thisismoney.co.uk, aeroportoporto