Passadeiras em 3D? A Câmara Municipal da Maia já tem uma

A Câmara da Maia implementou uma passadeira em 3D. Uma forma simples que leva os condutores a reduzir a velocidade junto a uma escola.

A Câmara Municipal da Maia instalou um novo tipo de passadeira em 3D junto a uma escola. A ilusão de ótica criada leva a que os condutores abrandem ao aproximar-se.

O município da Maia seguiu o exemplo de outras localidades no estrangeiro (como aqui lhe mostramos neste artigo), pintando junto a uma escola uma inovadora passadeira em 3D.

A passadeira em questão cria, a partir de uma certa distância, uma ilusão de ótica (através da forma “artística” como foi pintada, dando o efeito de relevo das listas brancas) fazendo com que os condutores levantem o pé do acelerador quando se aproximam dela, pois ficam com uma sensação de que se aproximam de um obstáculo.

Desta forma simples, se consegue reduzir a velocidade e aumentar a segurança rodoviária.

A passadeira foi pintada junto ao Colégio Novo da Maia, na Avenida Monte Penedo, em Milheirós, estando previsto a pintura de uma segunda passadeira no perímetro da nova Cidade Desportiva da Maia, no centro da cidade.

Quase um “ovo de Colombo”

“Trata-se de uma solução simples, quase um ‘ovo de Colombo’, na qual vemos potencialidades no incremento da segurança rodoviária, particularmente na defesa dos peões. Por isso esta solução ficará em teste e se a sua eficácia der provas no terreno eventualmente passará a ser usada noutros locais do concelho“, afirmou à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago.

A autarquia da Maia vai avaliar o impacto da medida durante cerca de um ano e se funcionar será adotada em mais locais do concelho.

Este tipo de solução de pintura tridimensional no pavimento existe noutros países do mundo, como o Japão, a China, a Índia, o Canadá e a Islândia.