Circula seguro no verão

bmw-1393421_960_720

A época de calor já começou há alguns dias, porém nunca é tarde demais para relembrar os cuidados necessários a ter com o seu automóvel ou outro meio de transporte, de forma a evitar problemas ou  dificuldades por esse motivo, afinal todos querem Circular Seguro no verão?

As altas temperaturas podem ter, sobre algumas pessoas, o mesmo efeito que estar sob a influência de álcool, toldando o julgamento e fazendo com que tomem decisões precipitadas e pouco corretas. Saiba como evitar problemas com o sol e o calor no verão.

Proteja-se a nível pessoal

Nã se exponha ao sol nas horas de maior calor, entre as 10 e as 16 horas é o período mais quente, por isso evite estar na rua. Os especialistas afirmam que existe uma maior incidência de raios ultravioleta B nesse período, e são estes os principais responsáveis pelo aparecimento do cancro da pele.

Meia hora antes de sair para o sol, aplique um protetor solar com um fator de proteção elevado, informe-se na sua farmácia, ou com o seu dermatologista, qual o indicado para o seu tipo de pele, pois só usando o correto ficará devidamente protegido.

Se viver numa região onde a exposição solar é muito alta e a radiação UV elevada, utilize um creme com um fator de proteção superior, informe-se do nível de radiação solar para cada dia e adeque o protetor solar. Importante, não esqueça de reaplicar o produto a cada duas horas, após cada ida à água ou mais amiúde, no caso de ser o recomendado.

Baixe a temperatura do seu carro no verão

Pode evitar circular exposto aos raios solares, mas se entrar numa viatura que esteja extremamente quente, torna-se desagradável e potencialmente perigoso, assim, de forma a evitar que a temperatura no interior do habitáculo suba muito, opte por estacioná-lo num local abrigado da luz direta do sol, assim conseguirá evitar que este se transforme num autêntico forno.

Caso tenha que estacionar ao sol, pode minimizar a absorção de calor usando proteções para o para-brisas e vidros laterais. Se estas forem de material refletor a sua eficácia será melhor, tenha atenção se esse efeito refletor prejudica, ou incomoda, outros utentes da via pública.

Motas, descapotáveis e perfumes

Ao conduzir uma mota, motociclo, moto 4 ou um veículo descapotável, o condutor e respetivos passageiros ficam expostos aos elementos de formamais perigosa, pois convém não esquecer que cerca de 70% dos cancros de pele ocorrem na face.

Sempre que circular num veículo deste tipo proteja a cara com um creme protetor adequado, não se esqueça de proteger os lábios e as orelhas também. No caso de circular num descapotável coloque um boné, chapéu ou lenço a proteger a cabeça.

Atenção ainda ao local onde aplica os perfumes, pois essa zona fica com uma maior propensão para acentuar o bronze (por vezes com queimadura) que o resto da pele, por isso evite aplicá-los diretamente na pele. A alimentação, mais especificamente o sujar-se com alimentos como os refrigerantes e frutas cítricas como o limão, a laranja ou a tangerina, são também fatores que alteram a forma do sol reagir com a epiderme, pois tornam-se reativas ao entrar em contato com o astro rei.

Neste último caso é necessário ter especial atenção às crianças, lavando a pele de imediato após sujarem-se, (tenha em mente que ao beber sumo ficam resíduos em redor dos lábio), assim estas substâncias podem provocar uma reação semelhante a uma alergia, em casos graves podem chegar mesmo a provocar uma queimadura.

As áreas mais comumente afetadas nos casos de queimaduras devido a sumos e frutas são as mãos, os lábios e os braços, assim, se puder evite beber limonadas ou sumos de frutas, faço sem constrangimentos. Beba este tipo de sumos em horas de menor calor. Circula seguro no verão.

Foto | Woffmann61