Raiva na estrada

MINOLTA DIGITAL CAMERA

A raiva na estrada é um problema crescente em nossas estradas. Aprender a lidar com a raiva da estrada pode ajudar a contornar os perigosos acessos de raiva, que muitas vezes acontecem após um pequeno incidente, atrito, ou até somente uma hesitação no trânsito.

Os acessos de raiva na estrada podem ocorrer com os outros condutores, ou consigo, para evitar aborrecimentos e dissabores aprenda a detetar os sintomas na forma de conduzir, tanto na sua como na dos outros condutores. Saiba mais sobre este assunto aqui.

Você deve perceber que não pode controlar o comportamento de um outro condutor, mas pode controlar o seu próprio comportamento. Quando um outro condutor, por exemplo, muda repentinamente de faixa na sua frente, a forma como reage vai determinar o que acontece em seguida.

Seja consciente e tenha a capacidade de recuar, respire profundamente, e mantenha a calma, dessa forma pode neutralizar uma situação potencialmente violenta. Analise o seu estilo de condução e descubra se você é suscetível de sofrer de raiva da estrada.

Serei eu o problema?

Se chegar à conclusão que você é o condutor agressivo, o provocador, o que deve fazer? Primeiramente, verifique se costuma colar-se à traseira dos outros carros, se está constantemente a usar a buzina, ou a fazer sinais de luzes, se não sinaliza as suas mudanças de faixa e fá-lo de forma frequentemente, ziguezagueando entre os carros de faixa para faixa, se faz gestos menos próprios, daqueles que não faria à sua “mãezinha”, você tem um problema para resolver.

Mudar seus hábitos de condução não é fácil, mas comece por si, mude-se a si, ao entrar no seu veículo mentalize-se que não está numa “guerra”, que os outros não são seus inimigos, que pode agir de forma simpática e que irá fazê-lo desta vez… e repita este processo, sempre, antes de iniciar a marcha.

Lembre-se, você está compartilhando a estrada com outros condutores, peões e ciclistas assim, deve reconhecer que todos têm o direito equitativo de usar a via pública, dentro das regras de cada meio de transporte, mesmo quando os outros não cumpram não significa que deve ser você a corrigi-los ou chama-los a atenção.

Os outros também usam as estradas para fazer o mesmo que você, desde ir para o trabalho, para a escola, para ir visitar alguém hospitalizado ou para ir a uma reunião à procura de emprego, todas estas atividades tem níveis de stress diferentes para cada um, a forma como cada um lida com o stress também é diferente, mas não esqueça que a única forma de chegar ao seu destino é concluir a viagem… muitas vezes a raiva na estrada impede que isso aconteça!

Foto | Beelgin