Como limpar plásticos encardidos

No intuito de diversificar um pouco os temas neste sítio onde se fala mais de segurança rodoviária, legislação e dicas de mecânica, nada melhor que falar sobre limpezas, sempre importantes numa altura em que o calor aperta e começa a utilizar ainda mais o carro.

As constante entradas e saídas do carro a caminho da praia ou do campo, permitem que a sujidade se acumule nos locais mais expostos. São vários os plásticos com tendência para ficarem sujos e encardidos. O da embaladeira, por exemplo, é um deles, tal como os que ficam junto aos pés. O Circula Seguro vai ensiná-lo a limpá-los de forma profissional.
Num automóvel existem zonas mais expostas à sujidade do que outras. Uma das mais visíveis é, sem dúvida, a zona do plástico da embaladeira da portas. Se não tiver alguns cuidados adicionais, toda esta área vai ficar tão suja ao ponto da sua limpeza se tornar uma tarefa difícil. Se não pretende que chegue ao ponto do não retorno, basicamente tão sujas que já nem percebe a cor dos plásticos, pode sempre ir limpando com um pano, com as toalhitas de limpeza das crianças ou até sacudindo a areia logo que esta se acumule no plástico. Se negligenciar a limpeza, facilmente vai ficar com um aspeto encardido. Mas não desespere. Existe solução e é tão simples que nem imagina.
Utilizando alguns produtos adequados, toda esta área pode voltar a ficar como nova. É óbvio que pode aplicar as mesmas técnicas noutras zonas do veículos expostas a sujidade semelhante. Por exemplo, o plástico da bagageira é outra das zonas que facilmente fica com este aspeto sujo e mal tratado, por causa das constantes cargas e descargas ou com a facilidade com que pousamos todo o tipo de mercadoria neste local. Ter estas zonas sempre limpas, pressupõe que a sujidade não se estenda a outros plásticos do veículo.
Agora, para que o trabalho fique perfeito, vai necessitar de uma escova, de um ou dois panos, de um produto de limpeza de plásticos adequado e, alguma força de braços. Depois aproveite para limpar toda a zona envolvente e faça uma aspiração profunda. Não se esqueça de aspirar as borrachas vedantes das portas.

Verifique o estado da zona a limpar

Antes de iniciar o processo de limpeza, verifique o estado de toda a área que vai limpar. Tenha bem noção das áreas e dos recantos onde o plástico entre debaixo de outros plásticos do veículo. Serão as zonas que acumulam mais areia e sujidade.

Passe o produto de limpeza

Chama-se All Purpose Cleaner e como o nome indica é um produto que limpa tudo. Vende-se em qualquer loja especializada em automóveis, oficinas, lojas de componentes, etc.
Aplique o doseador sobre a zona a limpar. Coloque uma boa camada de produto.

Utilize uma escova

Depois de ter aplicado o produto de limpeza deixe este atuar um pouco. Em seguida, utilize uma escova para esfregar e limpar todas as áreas mais recônditas. Desta maneira vai conseguir levantar toda a sujidade que se encontra no plástico, tornando a limpeza mais fácil.

Use um pano micro fibras

Depois de ter “levantado” a sujidade com a escova no passo anterior, está na hora de a remover do plástico. Utilize para esta tarefa um pano micro fibras e inicie a limpeza. Passe o pano as vezes que forem necessárias, virando o pano para limpar sempre com a parte seca.

Hidrate o plástico

Agora que já limpou e secou o plástico, está na hora de o hidratar. Utilize um produto hidratante e coloque o num aplicador (uma esponja de forma circula. Pode encher uma das faces do aplicador com o produto. Assim será mais fácil a sua aplicação.

Faça a aplicação com movimentos circulares

A aplicação do hidratante deverá ser feita com movimentos circulares sobre o plástico. Desta forma, o plástico vai ficar ainda mais brilhante. Não se esqueça de secar bem o produto hidratante para este não acumular mais pó e areia.

Faça você mesmo

Esta é uma das tarefas de faça você mesmo mais simples e rápidas que o Circula Seguro lhe já lhe explicou. Como continuamos em época de poupança pode muito bem realizá-la em casa e, quanto aos produtos, podem ser reutilizados noutras tarefas de bricolage automóvel. O produto lava-tudo dá mesmo para tudo, desde a limpeza de vidros, faróis, borrachas, entre outros. O hidratante pode utilizar na limpeza de outros plásticos de interior e exterior e também das borrachas.