Carros Japoneses são os melhores no que toca à fiabilidade a nível europeu

Japanese-car-brands-logos

Numa recolha de dados sobre a fiabilidade de automóveis junto de 30000 automobilistas europeus, a Honda, Lexus e Toyota foram considerados os emblemas mais fiáveis

Uma organização de defesa dos consumidores em Espanha, a OCU, revelou os dados do inquérito de fiabilidade aos automóveis realizado a 30.000 automobilistas europeus. Aos participantes foi questionado o total de avarias que os seus veículos sofreram no espaço de 12 meses, excluindo os que foram causados por acidente, ponderando depois o seu impacto na segurança dos automóveis.

O modelo que foi considerado o mais fiável a nível europeu foi o Honda Jazz 1.2 de 2008, com a marca nipónica a alcançar também o primeiro lugar desta tabela, onde surgem ainda a Lexus e Toyota (do mesmo grupo) no pódio. Numa lista claramente dominada pelos emblemas asiáticos, as restantes marcas no Top-10 são, respetivamente, BMW, Mazda, Mitsubishi, Kia, Subaru, Audi e Dacia.

mitsubishi-lancer-_h-1024x7681

Entre os automóveis mais fiáveis nas estradas europeus foram ainda destacados diversos outros modelos. Dos 433 automóveis analisados foram ainda distinguidos neste ranking de fiabilidade o Ford Focus 1.6, o Seat Exeo 2.0D, o Honda Insight 1.3 Hybrid, o Toyota Prius 1.8 Hybrid, o Renault Scenic 1.6D, o Toyota Verso 2.0D e o Volvo XC60 2.0D. De referir ainda que no espaço de um ano 1/3 dos automobilistas sofreram pelo menos uma avaria nos seus veículos e que, deste grupo, 16% acabou por ficar “apeado” em consequência desses problemas.