Coimbra e a segurança rodoviária dos peões

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Com três anos e pouco de existência e de intervenções pertinentes em pontos localizados de Portugal, o circulaseguro.pt tem conseguido chegar a locais de visualização e importância social revelantes. Tal, fez no passado, faz no presente e, certamente, fará no futuro, com que pessoas inteligentes percebam que há situações que urge serem alteradas, para bem de todos.

Que mais foi feito na cidade do centro do país?

Ao longo destes três anos de fantástico projecto direcionado para a prevenção e segurança, este sítio na internet conseguiu – e queremos pensar dessa maneira, porque só assim faz sentido – que alguém, dentro da autarquia conimbricense, continue a ler as linhas que por aqui se vão escrevendo.

Ao longo destes três anos, por diversas vezes, foi abordada a situação perigosa em que se encontrava a aproximação do espaço de trânsito dos peões, na circular externa que dá acesso ao Hospital Universitário de Coimbra; nomeadamente a falta de segurança e a instabilidade para idosos, essencialmente.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

E agora, estamos em crer, até porque outras intervenções têm ocorrido após ter abordado, humildemente e sempre com uma postura de altruísmo, neste espaço o alerta para a necessidade de intervenção, houve mais uma intervenção pertinente;

No acesso ao Hospital Universitário de Coimbra, no sentido ascendente, a autarquia encontra-se a desenvolver obras de melhoria do espaço de trânsito de peões, garantindo que estes não terão de se deslocar na faixa-de-rodagem, mas sim sobre o passeio…com passeio.

 

cam00951

Agora que estamos a aproximar-nos do tempo de chuva, onde habitualmente, em Coimbra, os peões sofriam de uma falta de espaço para circularem e estavam sujeitos a um enorme lamaçal, agora vamos poder encontrar um espaço afável na circulação e seguro.

No entanto, muito há a fazer no sentido descendente, afim de se garantir que, quem circula a pé no sentido contrário pode, também, sentir-se seguro.