Conflito de interesses entre condutores e peões

Conflito de interesses entre condutores e peões

Portugal é um país onde abundam as festas representativas de localidades, santos os temas. Festas estas que arrastam milhares de populares, o que faz com que o trânsito de veículos aumente consideravelmente nas localidades que acolhem as festividades.

Uma vez que existe abundancia de veículos, existe também e em maior número concentração de peões. E estes dois factores criam, só por si, um conflito de interesses entre condutores e peões quando ambos utilizam o mesmo espaço para circular.

 Uma boa organização na segurança

A vila de Óbidos é, por esta ocasião, palco de mais uma festa popular de promoção do chocolate, nomeadamente o “Festival do Chocolate 2014”. Sendo uma festa de elevada referência e uma vez que tem cobertura televisiva, é palco de romaria de milhares de visitantes.

Uma vez que é conhecida, por parte das autoridades locais, nomeadamente da Guarda Nacional Republicana e do Corpo de Bombeiros Voluntários local, o enorme fluxo de veículos que afluem à localidade, as duas instituições desenvolvem uma parceria no terreno com a finalidade de prestar a melhor orientação e apoio aos visitantes da vila e do evento.

Assim, quem visita a localidade de Óbidos nesta ocasião e noutras de idêntica festividade, depara com uma organização na orientação e acompanhamento do trânsito por parte da GNR, capaz de evitar aglomerações de transito ou ponto de conflito de interesses entre condutores e peões.

Por parte da Associação de Bombeiros Voluntários de Óbidos uma excelente organização na disponibilidade de zonas de estacionamento, capaz de evitar aglomeração de veículos na via pública que dificulte a circulação dos mesmos ou que origine uma obrigatoriedade aos peões de circularem na faixa de rodagem, aumentando desta forma o risco de atropelamento.

Esta organização deve ser tida em consideração como exemplo na capacidade no desenvolvimento de uma estratégia de prevenção e segurança rodoviária para local festivo onde se deslocam grandes massas populacionais.