IPO para ciclomotores e motociclos

Inspeção Periódica  Obrigatória

Já lá vão muitos anos desde que se introduziu a obrigatoriedade de se efectuar Inspeção Periódica Obrigatória aos automóveis matriculados em Portugal. A justificação de tal surgiu numa imposição da comunidade europeia, com a finalidade de diminuir a sinistralidade rodoviária e o excesso de poluição atmosfera com a emissão exagerada de CO2 para atmosfera.

Quando se deu inicio a esta operação de inspeção, muitas foram as viaturas que tiveram de ser imediatamente abatidas por não apresentarem qualidade minima de circulação e segurança para o trânsito em geral.

Um pedaço de história

Deu-se inicio a uma enorme procura na compra de viaturas novas, aproveitando os apoios estatais de abate a viaturas envelhecidas. Melhorou-se desta forma o parque automóvel português, diminuiu-se a sinistralidade rodoviária advinda de falhas mecânicas dos automóveis, assim como se conseguiu diminuir a poluição atmosférica produzida pelos motores de combustão dos automóveis.

Acontece que se tem vindo a adiar ao longo de tantos outros anos a obrigatoriedade de efectuar IPO a ciclomotores e motociclos, como já acontece em tantos países da Europa. Tal facto faz com que haja uma enorme poluição produzida pelos motores desses veículos. Basta irmos para a rua e observar alguns veículos que vão passando.

Coloca-se então a questão; porque razão ainda não avançou Portugal, na sua legislação, para a IPO a ciclomotores e motociclos. É que não apenas se verificam veículos deste tipo sem condições físicas de segurança, como também se verifica que tantos e tantos emitem valores de CO2 de um modo muito violento.

Quando as normas portuguesas contemplarem a realização de IPO nos ciclomotores e motociclos matriculados em Portugal, muitas serão as viaturas que se terão de abater, no entanto também muitas outras serão as viaturas novas que passarão a transitar nas estradas portuguesas, melhorando desta forma a segurança rodoviária de todos, assim como a qualidade do ar respirável.

  • Miguel Pina

    Toda a gente sabe que com 60€ se passa na IPO, seja que veiculo for.. Um Belo honda civic de 1996 anda sempre no aço e nunca da problemas.. Merda para os carros novos, merda para o plástico, merda para a eletronica! Que vivam muitos anos as DT’s nas estradas a 100 a cagar fumo e a jardar

  • jose valente

    Tirei a lincenca conducao categoria am tenho uma honda nsr 50 cilindrada 0.49c esta na categori de motociclos derivado aos kws gostava de saber se a minha nova licenca premite k eu possa conduzir

    • Bom dia José,
      Ao estar classificada como motociclo, devido aos Kws, irá necessitar da categoria A1, pelo menos, para a poder conduzir.
      Cumprimentos