Preparar a faixa-de-rodagem, para que não hajam danos nos veículos

Preparar as faixa-de-rodagem para evitar danos nos veículos

Em Portugal é hábito que encontremos na faixa-de-rodagem deformações, buracos e muitas tampas de esgoto ou telecomunicações que colocam em perigo o bom estado do nosso veículo, nomeadamente pneus, jantes, transmissão e direcção.

Se é necessário que haja uma boa manutenção da faixa-de-rodagem para que possamos circular em segurança, mais necessário é que quem de direito se imponha, no sentido de obrigar a que sejam projectadas estradas onde não surjam tampas de saneamento ou outras.

Uma tampa bem resguardada, uma segurança garantida

Sabe-se que será de todo utópico pensar-se que alguma coisa será feita por forma a alterar o que até então tem sido efectuado. Basta olharmos para as tampas de saneamento que surgem na faixa-de-rodagem, para percebermos que, ou se encontram abaixo do nível dessa mesma faixa-de-rodagem ou exageradamente acima dele. Por vezes, mal rematado ao seu redor, evidencia quinas vivas, metálicas, do suporte das tampas.

2015-11-17 07.26.21

No entanto, existem soluções viáveis para combater esse problema que invade a faixa-de-rodagem e deixa qualquer condutor fora de si. Basta olharmos para o que a REFER fez nas passagens de nível, substituindo as antigas travessas em madeira, por modernas travessas em borracha que, não apenas absorvem a passagem, como também evitam que hajam danos nos veículos.

Assim, basta que haja boa vontade de quem de direito para que se possa realizar uma das duas soluções; ou se retiram as tampas da faixa-de-rodagem, ou se colocam remates envolventes em borracha, protegendo os veículos e os condutores. É que quando as tampas são colocadas nos passeios, felizmente, há um remate a envolver a tampa.