Semana Europeia da Mobilidade

Semana da mobilidadeTermina hoje a 13ª Semana Europeia da Mobilidade. Uma semana onde se tentou, uma vez mais, sensibilizar os utilizadores do espaço público, assim como as autoridades locais, para a necessidade de desenvolver e promover medidas de mobilidade sustentável.

Com inicio a 16 de Setembro, termina hoje, dia 22 a iniciativa europeia que tenta sensibilizar todos para a necessidade de se adoptar um meio de transporte amigo da natureza e do ambiente, nomeadamente meios de transporte alternativos ao automóvel “tradicional”.

 Diversos tipos de mobilidade amigos do ambiente

Quando se promove uma iniciativa como a Semana Europeia da Mobilidade, pretende-se que esta seja vista, pelas comunidades e entidades com responsabilidades locais e globais, como mais uma oportunidade de desenvolver estratégias colectivas e individuais de mobilidade capazes de servir todos; os intervenientes e o meio ambiente.

Acontece, no entanto, que para essa oportunidade ter um efeito positivo, será sempre necessário que os responsáveis locais olhem para as suas aldeias, vilas e cidades de uma forma diferente da habitual e juntem ao seu redor as pessoas mais capacitadas para desenvolverem acções e infraestructuras capazes de melhorar o espaço.

Algumas dessas acções deverão sempre passar pelo desenho de um plano de alteração de trânsito, ou seja, vedar algumas vias ao tráfego de determinados veículos, mantendo-as apenas circuláveis a bicicletas e peões, definir horas especificas para a circulação de veículos de transporte de mercadorias, diminuindo desta forma a concentração de gases tóxicos.

As aldeias, vilas e cidades, devem privilegiar a circulação de veículos não poluentes, bicicletas, veículos eléctricos, etc…, assim como definir que os transportes públicos deverão ser movidos através de uma sistema não poluente.

Jamais estas acções devem ser vistas, como infelizmente ainda o são, como mais uma iniciativa que vem fechar ruas e atrapalhar o transito sem efeitos práticos alguns. Esta é uma iniciativa a valorizar por todos, pois só desta forma terá sucesso.

Foto¦ PfB