Um espelho retrovisor para bicicleta

Um olho mais

Com a entrada em vigor do novo código da estrada em Portugal, no passado mês de janeiro, os condutores de velocípedes ganharam novos direitos, no entanto também mais obrigações e responsabilidades. Já se falou aqui na questão do seguro de responsabilidade civil.

Acontece que muitos dos condutores ou meros ocasionais utilizadores de veículos tradicionalmente chamados de bicicletas continuam a pensar que apenas têm direitos e nada de obrigações. E como pensam desta forma, pensam também que devem ser os demais condutores a terem todos os cuidados e mais alguns para com eles.

O espelho retrovisor na segurança ativa

Uma vez que em caso de acidente quem se vai magoar mais são os condutores utilizadores de bicicleta, torna-se necessário que estes tenham um cuidado acrescido para com os restantes utilizadores, nomeadamente com os veículos de maior dimensão e impacto.

Uma vez que um veículo de duas rodas é um veículo de equilíbrio e que os seus utilizadores nem todos têm o mesmo equilíbrio, virar a cabeça para trás para tentar verificar quem vem a circular na nossa retaguarda, pode levar a uma alteração de trajetória, trajetória esta que nos pode levar para o centro da faixa de rodagem ou para fora da estrada.

Se aplicarmos um espelho retrovisor na nossa bicicleta, conseguiremos efetuar essa verificação sem que tenhamos que perder a noção do que se passa diante de nós e sem estarmos sujeitos à alteração de trajetória com o risco que isso acarreta.

Um dos problemas que muitos condutores colocam em relação à colocação do espelho retrovisor, prende-se essencialmente com a estética do veículo. Então, para combater essa questão, existem diversos tipos de espelho retrovisor que não apenas se aplicam nos velocípedes sem estragar a estética do mesmo, mas também que se aplicam nos braços dos ciclistas ou nos próprios óculos de proteção que utilizam.

O importante mesmo é aumentar a segurança de todos, uma vez que Portugal é um pais cujo veículo bicicleta ganhou um estatuto social elevadíssimo, seja em lazer, seja como veículo diário de locomoção.

Foto¦ ReBcycle