O que são bandas cromáticas na estrada e que características têm?

bandas cromáticas

As bandas cromáticas fazem parte da sinalização horizontal. Sabe do que se trata? E para que servem? E muito importante: respeita-as?…

Muitas vezes na aproximação de certos locais, são utilizadas bandas cromáticas idênticas às da foto. Destinam-se a alertar os condutores para a necessidade de praticar velocidades mais reduzidas em determinados locais. Consistem numa sequência de pares de linhas transversais contínuas com espaçamentos degressivos. Escolas, passadeiras ou hospitais são alguns desses locais.

Outros pontos que podem justificar a aplicação desta solução são curvas em planta de raio reduzido (neste caso devem ser aplicadas antes da curva e não na própria curva), passagens particularmente estreitas, intersecções de nível, entre outros.

 

bandas cromáticas

As bandas cromáticas devem ficar afastadas cerca de 30,0 m do local onde se exige que a velocidade seja mais reduzida ou mesmo nula (situação de paragem).

Em função da situação que se pretende prevenir com a aplicação das bandas cromáticas, seja uma cedência de passagem ou uma situação de paragem, as sequências de espaçamentos entre conjuntos de barras a utilizar são diferentes.

As bandas cromáticas advertem o condutor para a necessidade de reduzir a velocidade.

As bandas cromáticas são constituídas por linhas transversais colocadas na via ou vias no sentido de trânsito a que respeitam que, devido ao efeito visual que oferecem ao condutor e ao efeito sonoro que provocam, levam os condutores a reduzir a velocidade.bandas cromáticas

O efeito sonoro é conseguido através da aplicação das barras com pelo menos 3 mm de espessura, estabelecendo-se deste modo uma cadência de impactos nos pneus da viatura.

Porém, o recurso a este tipo de tratamento deve ser limitado a casos especiais. Isto para a evitar que o seu uso generalizado crie habituação do condutor. Essa habituação pode levar à perda do poder indutor de diminuição de velocidade.

Fotos: http://ocorvo.pt, fontedolavra.blogspot.pt,