Arrancar com a embraiagem pressionada, sim ou não?

embraiagem

Há algum tempo atrás, um leitor de Circula Seguro Espanha, mais precisamente o Alberto, entrou em contacto connosco para nos colocar uma eterna dúvida que é como a moda, retorna sempre. A questão é simples: arrancar com a embraiagem pressionada, sim ou não?

A resposta também é óbvia: Sim, se tivermos deixado uma mudança posta. Uma resposta um pouco mais elaborada: Sim, de modo a que se consiga evitar danos no motor de arranque e bateria.

Talvez a primeira coisa seja definir quais são os elementos que entram em jogo quando se inicia o motor de um carro, e a segunda é definir como é que a embraiagem atua no processo. Desta forma, tudo irá ficar suficientemente claro.

O que é uma embraiagem?

Embragaiem na transmissao

Normalmente num carro encontramos um motor, que é uma engenhoca que converte o combustível em movimento circular. Este movimento é transmitido para as rodas que, em contacto com o asfalto se transformam em movimento circular na deslocação do veículo. Para se conseguir a potência necessária para movimentar o veículo, à saída do motor encontramos um jogo de engrenagens, às quais chamamos de caixa de velocidades, entre relações de velocidade, as vulgares “mudanças”.

Para não danificar as engrenagens da caixa de velocidades, cada vez que passarmos de uma mudança para outra devemos utilizar a embraiagem, que é basicamente um conjunto formado por duas placas ou pratos queinterrompe ou transmite o movimento do motor para a caixa de velocidades e, a partir desta, para as rodas.

Antes de nos concentrarmos sobre o papel da embraiagem ao ligar o motor, devemos rever toda a situação entre aembraiagem e o motor. O que faz transformar o motor térmico (ou seja, o motor do carro) é um motor elétrico que é ligado quando ativamos a chave ou o botão de arranque do veículo ao qual curiosamente chamamos de motor de arranque.

Volante de inerciaEsse pequeno motor envolve momentaneamente o volante, que é o prato que está sempre conectado ao motor térmico do carro e agindo contra a embraiagem. De que forma se engata o motor de arranque ao volante? Engrenando-se na coroa do volante, que é serrilhada. Ao rolar o motor de arranque, o seu movimento começa a girar o volante, iniciando-se o ciclo do motor térmico, onde o ar e o combustível entram nos cilindros e começa o festival de combustão ou explosão, dependendo se usamos diesel ou gasolina. Só nesse momento é que soltamos a chave (ou no caso do botão de energia, é interrompida a alimentação do circuito térmico) e o motor de arranque é desengatado da coroa do volante.

Como é óbvio, o motor de arranque tem a capacidade suficiente para pôr em movimento o motor térmico, mas submete-lo a um esforço maior do que o necessário pode gerar não só a fadiga do motor, como também um consumo desnecessário da energia elétrica que sai da bateria. Um exemplo de consumo desnecessário é quando o motor térmico não arranca à primeira. Neste caso, nunca devemos manter o motor de arranque por mais de 4 segundos. Se passado esse tempo não conseguirmos com que o motor se coloque em movimento, esperamos 15 a 20 segundos até tentar novamente. Desta forma, daremos tempo para que a bateria se recupere um pouco antes da nova tentativa.

Então, que diferença faz o uso da embraiagem quando o motor está em funcionamento? Único. Se não ativarmos o pedal da embraiagem, submetemos o motor de arranque a um esforço desnecessário. Qual? O arraste a caixa de velocidades do eixo de entrada da engrenagem. E isso ocorre pois, embora não tenhamos nenhuma embraiagem, temos a alavanca das velocidades em ponto morto, com a embraiagem engatada o movimento do motor atinge o eixo de entrada da caixa de velocidades.

Isso, com o motor frio, é um problema uma vez que o óleo que banha as engrenagens da caixa de velocidades é extremamente denso, pelo que arrancar com o motor tão frio é um esforço considerável para o mesmo e que se pode perfeitamente prescindir sem qualquer dificuldade. Basta pisar a embraiagem até que o motor se ponha em marcha, depois basta soltar a embraiagem e seguir caminho.

Foto | SCT

  • ola
    gostaria de saber se posso
    pisar na embreagem e dar partida
    com carro em ponto morto