Candidatos a carro do ano

carro do ano

Sempre que um consumidor pensa em comprar um automóvel, pondera diversos fatores, geralmente o começa pelo custo do mesmo e pela beleza que acha que o veículo possui passa pela reputação do fabricante, qual a classificação obtida e a adequação ao fim que pretende dar ao veículo que vai preencher o espaço na sua garagem.

Depois de ter reduzido o leque de opções a um número que considera adequado, o consumidor começa a usar outros critérios para a seleção, por exemplo, o que dizem os seus amigos, ou o que diz o seu mecânico, ou aquele amigo que percebe de carro, o consumidor leva também em consideração os prémios que o carro recebeu, entre eles está o prémio de carro do ano, saiba quais os candidatos a carro do ano de 2015.

Este é talvez o mais ambicionado prémio da indústria automóvel, pois baseia-se numa escolha entre 75 jornalistas de todo o mundo, os 10 candidatos que estão em disputa são: BMW Série 2 Active Tourer, Citroen C4 Cactus, Ford Mustang, Hyundai Genesis, Jeep Renegade, Mazda 2, Mercedes Classe C, Mini 5 portas, Nissan Qashqai e VW Passat.

O grupo de candidatos será reduzido de dez para três no Salão do Automóvel de Genebra, sendo anunciado o vencedor aquando do Salão Automóvel de Nova Iorque. Neste salão será também conhecido o “Carro Ecológico do Ano”, os candidadtos são: BMW i8, Hyundai iX35 Fuel Cell, Mercedes S500 Plug-in Hybrid, Volkswagen Golf GTE e Volvo XC90 Twin Engine.

Este prémio é atribuído desde 1964, todos os finalistas passam por testes, sendo comparados e avaliados numa ampla gama de critérios, como a eficiência no consumo de combustível, o conforto, a segurança, a condução, a funcionalidade, o design e os avanços tecnológicos. Na tabela anexa pode consultar os modelos de cada marca que já conquistaram o prémio.

trofeus carro do ano

 

Portugal também tem “Carro do Ano”

A nível nacional é entregue o prémio “Carro do Ano – Troféu Essilor Volante de Cristal”, a escolha foi efectuada por um conjunto de 21 jornalistas, representantes dos principais órgãos de comunicação social, que ao longo de três meses de testes, testaram exaustivamente os candidatos.

Ao avaliarem o design, o conceito, a segurança, o comportamento dinâmico, as prestações, a ecologia, os consumos, a relação preço/custo e o equipamento de todos os concorrentes concluíram que o vencedor deste ano era o novo Volkswagen Passat, este modelo também ganhou o prémio de melhor carro executivo do ano.

Fotos | Yutaka Tsutano, Wikipédia