Os próximos head up display vão ser em realidade aumentada

Os head up displays do futuro fornecerão mais informações, aproveitando toda a superfície do para-brisas da viatura para projetar os dados de condução.

Os head up display são um sistema de projeção de informações de condução e navegação numa pequena fração do para-brisas do veículo que permitem que o automobilista não desvie, ou desvie o mínimo possível, o olhar da estrada.

A patente registada recentemente pela Apple aponta para a possibilidade desta tecnologia vir a estar alicerçada em realidade aumentada.

Tela gigante

Isto permitiria que toda a superfície vidrada do para-brisas funcionaria como uma tela gigante, transparente, para a projeção dos mais variados dados. O head up display seria todo o para-brisas e não apenas a pequena zona que atualmente se situa diante do condutor.

O para-brisas do futuro desempenharia a função de uma interface virtual que se sobreporia como uma layer ou camada a todo o ambiente real por onde o condutor está a conduzir. A interatividade seria ainda maior.

Entre as possíveis informações (adicionais face às atuais) que o para-brisas de realidade aumentada fornecerá contam-se dados em tempo real sobre as diferentes estradas e os tempos de congestionamento em cada via, o que permitirá que o condutor faça uma melhor opção acerca da rota que pretende seguir.

É, no entanto, um sistema com um grau tecnológico mais sofisticado que necessita de outro tipo de requisitos, mas que pode vir a ser uma realidade num futuro talvez não tão distante quanto isso.

Condução autónoma

A tecnologia patenteada pela Apple também pode ser aplicada a automóveis de condução autónoma.  Nesses casos, o sistema de head up display poderia acrescentar às aplicações disponibilizadas ao condutor o acesso às redes sociais, por exemplo.

Outra vantagem de um head up display com realidade aumentada vai no sentido de que todos os ocupantes podem ver e ter acesso aos dados projetados no para-brisas, ao contrário do que sucede presentemente em que apenas quem está ao volante visualiza esses mesmos dados.