O alcatrão que precisamos em todas as estradas portuguesas

alcatrão permeável

Conduzir em chuva é provavelmente das piores experiências de condução que já tivemos, dependendo da quantidade de chuva, mas seja muita ou pouca é sempre algo desagradável e, principalmente, muito perigoso para a segurança rodoviária. Já existem algumas estradas em Portugal com um alcatrão com grande capacidade de absorção, como a A17 que faz a ligação até à Figueira da Foz, andar naquele piso é praticamente igual quer esteja a chover ou sol, o piso tem uma grande capacidade de absorção.

alcatrão permeável 2

Mas, surgiu na Internet um novo tipo de alcatrão que já é viral, um vídeo onde mostra um camião cisterna de transporte de cimento a despejar 4000 litros de água em 60 segundos, e esse 4000 litros desaparecem quão rápido quanto são despejados, é como se tivessem a ser despejados para um buraco gigantesco, é algo realmente impressionante, este piso absorve 600 litros por metro quadrado em 60 segundos. Vê-ja agora mesmo este vídeo:

 

Imagine a melhora que este tipo de piso, pode ter nas estradas, os perigos da aquaplanagem deixam de existir, a redução de visão devido aos carros que vão à frente a levantar uma nuvem de água, deixa de ser um problema, a visibilidade reduzida em dias de chuva passa  a ser algo residual, e até o conforto da viagem melhora, porque existe menos ruído dos pneus a circularem na estrada.

Segundo sei, em Portugal há um limitativo ao uso deste tipo de alcatrão, e não, não estou a falar de dinheiro, mas sim devido ao clima do norte do nosso país. Porque se estivermos no inverno, quando chove e a água infiltra-se nos veios deste alcatrão, congela, e devido ao frio extremo que muitas regiões do norte têm, numa situação dessas este tipo de alcatrão estragaria as estradas na primeira noite de gelo, porque o gelo expande-se e deformaria de tal forma o piso que teria de ser removido e substituído. Por isso para o norte do país não há, para já, solução possível, mas esperemos que usem esta tecnologia para o resto do país.