Os pneus e a aquaplanagem

Aquaplanagem -CS

Dois veículos da mesma marca e modelo testam uma situação de aquaplanagem em que apenas o estado do piso dos pneus os distingue.

Com o tempo fantástico que temos tido ultimamente quase que podíamos utilizar pneus lisos, como os de competição, mas não exageremos. De qualquer das maneiras o Inverno esta aí, pode chegar só em dezembro, mas vai chegar e quando as chuvas forem intensas e constantes o comportamento do veículo muda por completo nesse sentido convém ter pneus em ótimo estado. Mas compre os pneus já, porque quando compramos pneus novos em plena altura de chuvas fortes, o pneu não adere com a mesma eficácia, isto porque tem de romper uma micro camada na borracha que impede que o pneu se estrague enquanto está em armazém.

Um dos fenómenos que mais provoca acidentes durante o tempo de chuvas é a aquaplanagem, que significa que o pneu encontrou uma grande quantidade de água no solo e que não foi capaz de criar aderência à estrada, fazendo o condutor perder o controlo do veículo.

Quando a aquaplanagem acontece os condutores devem segurar firmemente a direção do automóvel e evitar fazer mudanças bruscas de direção ou pressionar os travões, pois pela falta de contacto dos pneus com o asfalto correm o risco de perder definitivamente o controlo do veículo.

5279869762_4bcab39d2b_o

No sentido de sensibilizar os condutores para este perigo e a importância de ter bons pneus uma organização de segurança rodoviária britânica apresentou agora dois vídeos em que explica a importância dos pneus em caso de aquaplanagem, pois é a capacidade destes escoarem a água que poderá fazer a diferença em muitas situações de perigo eminente. O vídeo apresenta uma estatística bastante interessante, que indica que numa estrada molhada um conjunto de pneumáticos em bom estado consegue escoar água suficiente para encher um balde a cada sete segundos.

Recorrendo a uma moeda e colocando-a em três locais diferentes nos rasgos dos pneus, irá descobrir se a profundidade dos mesmos ainda está dentro dos limites legais mínimos.

Veja aqui os dois vídeos que explicam a associação entre o aquaplanagem e os pneumáticos de um automóvel