Neve, gelo e vento. Como reduzir o risco ao volante?

Ricardo Carvalho

29 December, 2020

Nunca se sabe quanto tempo vai durar o inverno e a meteorologia invernal. Em conjunto com o frio, pode surgir a neve, o gelo e a chuva, sendo que todos são um importante fator de risco para a condução. A perda de controlo do veículo, patinanços nas travagens ou a falta de aderência no asfalto são algumas das situações às quais terá de fazer frente.

Se as condições meteorológicas forem realmente adversas, o mais prudente será adiar a saída para a estrada, mas senão tiver outro remédio que não seja andar de carro, planifique a viagem com antecedência, consulte o trânsito e prepare o veículo. Uma vez em andamento, sabe que terá de circular com maior precaução e adaptar a condução ao estado da via e às condições meteorológicas. Primeiro convém recordar algumas recomendações preventivas para reduzir o risco de acidente, como aquelas que a Fundação MAPFRE propõe:

Com neve, evite travar

Perante a previsão de mau tempo, inicie a viagem e verifique se tem combustível suficiente, o que lhe vai permitir ter aquecimento durante mais tempo e trará um peso adicional para rolar em zonas com menor aderência.

Se cair neve pelo caminho, o mais aconselhado será circular dentro dos rodados deixados por outros veículo e fazê-lo a uma velocidade constante e deixando espaço para os outros veículos. Se a neve for abundante, utilize o impulso do carro para não ficar atascado na neve. O papel da caixa de velocidades será muito importante: as mais longas em piso plano e as mais curtas nas descidas. Neste caso, é preciso descer devagar, evitando utilizar o travão para não bloquear as rodas. Para parar o veículo, o melhor será utilizar o travão motor.

Contudo, por mais que tenha tentado, mas ainda assim ficou imobilizado por causa de um nevão forte, estacione o veículo deixando a estrada livre para que os limpa-neves e polícia consigam passar, desligue o motor e não abandone o veículo a não ser que exista um refúgio perto.

Com gelo, circule com suavidade

Se tiver mesmo de sair de casa, o melhor será consultar o estado do trânsito e das estradas. Regra geral, é preciso suspeitar da formação de gelo nas zonas frias e húmidas, como nos percursos de serra ou montanha. Zonas concretas onde é frequente a formação de gelo são ladeiras orientadas para norte, na saída e entrada de túneis e pontes, e nas zonas com vegetação ou árvores próximas da estrada.

Ao contrário da neve, o gelo é especialmente perigoso porque pode não ser visível a olho nu. Durante o dia, se o céu estiver limpo é possível detetá-lo quando o sol bate no asfalto gelado, pois fá-lo-à brilhar de forma significativa. Por isso, procure zonas brilhante à sua frente se suspeitar que existe formação de gelo.

Se der com a estrada gelada, existem três “códigos” base que o vão ajudar a não perder o controlo do veículo:

Conduza com suavidade: evite os movimentos bruscos e os golpes de volante. Se o carro começar a deslizar, o ideal será manter, na medida do possível, a direção fixa. O seu carro vai se deslocar como se estivesse a flutuar até o pneus terem novamente tração e só depois conseguirá recuperar o controlo da direção.
Acelere suavemente: desta forma vai conseguir melhor tração dos pneus sobre a zona gelada. Se recorrer aos rasgos de acelerador, só vai conseguir que os pneus patinem. Se começar a deslizar, pode otar por não acelerar até que os pneus recuperem a tração.
Trave com precaução: o ideal é perceber se vai entrar numa zona gelada, começar a travar suavemente e manter uma velocidade moderada. Se já estiver sobre o gelo, evite travagens até porque a única coisa que vai conseguir é bloquear os travões. O melhor será travar suavemente ou então esquecer o pedal do travão só quando recuperar o controlo do veículo.

E se precisar de estacionar numa zona com risco do piso ficar gelado? Lembre-se de levantar as hastes dos limpa pára-brisas, já que o peso da neve pode amolgá-las.

Se estiver vento, cuidado nas ultrapassagens

Com vento forte, as situações mais perigosas são as ultrapassagens um vez que se saí de uma zona protegida para uma plana e sem proteção. Nestes casos, a recomendação passa por reduzir ligeiramente a velocidade e agarrar com firmeza o volante com as duas mãos.

E não se esqueça

Faça mais paragens em viagens longas. A condução no inverno aumenta a fadiga e reduz a capacidade para conduzir.
Ligar o aquecimento ou abrir um poucos os vidros vão ajudar a eliminar os embaciamento dos vidros.
Mantenha a distância de segurança, sobretudo em caso de chuva, névoa, gelo ou neve. Com meteorologia adversa evite as ultrapassagens.

Se vai conduzir de noite, verifique os faróis e limpe-os.

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