Qual a melhor pressão dos pneus para fazer todo-o-terreno?

Ricardo Carvalho

14 December, 2020

Não precisa de ser licenciado em bioquímica para saber que a pressão dos pneus afeta o desempenho do seu veículo. Vai permitir prolongar a vida útil dos pneus e ajudar o veículo a circular em determinados tipos de terreno.

Como a pressão ideal dos pneus depende de situações específicas, seja em todo-o-terreno ou em estrada, é importante viajar sempre com um manómetro de pressão fiável e um compressor de ar.

Pressão do ar na estrada

A pressão dos pneus pode afetar a manobrabilidade e tração do seu veículo e o desgaste dos pneus quando conduz em alcatrão. Para calcular a pressão do pneu correta de forma a conduzir na estrada com os pneus originais, siga sempre as recomendações do construtor do veículo para as rodas dianteiras e traseiras. Pode encontrar estas informações no manual do condutor ou na etiqueta de pneus que se encontra no interior da porta do condutor ou junto da tampa do depósito de combustível.

Contudo, se tiver trocado as medidas métricas P originais para as medidas LT ou de alta flutuação, a conversa já é outra. Consulte as recomendações específicas para o psi desse pneu para garantir que utiliza a pressão correta para o seu veículo.

Preparação para um pneu furado

Inspecione regularmente os pneus do seu carro para identificar cortes, bolhas, ou outros sinais de danos. E prepare-se para quando tiver um furo. Leve sempre consigo o seguinte equipamento:
Pneu sobresselente do tamanho correto e jante (+/- 1 polegada do diâmetro dos pneus principais).
Um bloco 4×6 para dar uma ajuda ao macaco.
Kit de reparação de pneus (reparação temporária).
Compressor de ar e manómetro.
Logo que voltar à estrada, visite um especialista para reparar ou substituir o pneu.

Os pneus precisam de ser substituídos se:
A parede lateral estiver furada.
– O pneu apresentar cortes ou rasgões.

Pressão de ar todo-o-terreno

Baixar a pressão dos pneus, ou retirar algum ar, pode oferecer uma condução mais suave fora da autoestrada. Isso aumenta também a área de contacto do pneu com o piso, resultando numa melhor tração sobre as pedras e terreno solto. A quantidade de ar a ser retirada depende muito das suas preferências pessoais, por isso fale com um condutor mais experiente antes de reduzir a pressão dos seus pneus pela primeira vez. Caso não tenhas prestado atenção às tuas aulas de ciências, lembre-se que os gases expandem quando são aquecidos e contraem quando a temperatura diminui. Verifique a pressão dos pneus de manhã, antes de iniciar o passeio e antes de a temperatura ambiente aumentar.
A exposição solar direta vai aumentar significativamente a pressão.
Se a pressão estiver correta quando o pneu está quente, é provável que esteja baixa quando o pneu arrefecer.
Baixar demasiado a pressão pode fazer saltar o pneu da jante, danificando o pneu e a roda. (Pense em investir em jantes beadlock para evitar a desmontagem do pneu).

Alterar a medida dos pneus afeta as recomendações do fabricante em relação à pressão dos mesmos para fazer todo-o-terreno

Quando a medida dos pneus aumenta, as pressões indicadas na etiqueta dos mesmos e no manual do proprietário ficam sem efeito. Geralmente, quando a medida do pneu aumenta, a pressão necessária para suportar a mesma carga diminui. Fale com um profissional dos pneus para encontrar a pressão correta.

Fonte: BF Goodrich

 

--

Uma iniciativa da: