Como desinfetar ou usar capacete e luvas de moto com a pandemia?

Miguel Alves

26 June, 2020

Com o progressivo regresso à atividade e o aumento da mobilidade, aumenta a circulação de veículos e é hora também de muitos voltarem a andar de moto – como é que devemos desinfetar o capacete e as luvas das motos?

Após um longo período de quarentena, os veículos precisam de alguma manutenção, mas há outras dúvidas sobre a prevenção contra o coronavírus.

Como é que o capacete e as luvas devem ser desinfetados? É seguro usar os serviços de compartilha de motociclos novamente?

Como devemos limpar o capacete da moto

Com o capacete – em situações normais e como regra geral – devemos seguir certas regras de higiene para prolongar a sua vida útil e evitar o aparecimento de odores, pois é uma peça fundamental de segurança.

Se até aqui andava diariamente de moto, o que deveria fazer era limpar o capacete duas a três vezes por ano. Essa recomendação varia dependendo do condutor estar a circular em regiões mais ou menos quentes e depende igualmente da transpiração de cada motociclista, do uso que é dado ao capacete e até ao próprio modelo do capacete.

Devido às condições que estamos a enfrentar devido à pandemia, a limpeza do capacete torna-se essencial para combater a propagação do vírus.

desinfectar el casco y los guantes

O mais importante é usar produtos específicos, sabão neutro e água que não exceda 40ºC para componentes externos e internos. Para desinfetá-lo, siga estas etapas:

  • Lave as mãos com sabão antes de iniciar o processo
  • Remova as proteções internas e lave o estofamento
  • Desinfete a parte exterior
  • Limpe a viseira por dentro e fora
  • Desinfete escrupulosamente as áreas próximas à boca
  • Deixe secar por 24 horas e sem exposição direta ao sol

Posso usar álcool ou gel hidroalcoólico?

Dois produtos sobre os quais surgem dúvidas ao desinfetar o capacete são o álcool e os géis hidroalcoólicos que usamos diariamente. O álcool pode ser usado, mas apenas para as partes duras e resistentes do capacete, ou seja, o exterior e o interior da proteção do queixo.

O gel hidroalcoólico, por outro lado, não é tão recomendado porque contém amaciadores, corantes e ácidos graxos que podem deteriorá-lo.

Para o preenchimento do capacete, a melhor fórmula será a sua remoção e a sua subsequente lavagem à mão ou na máquina de lavar: use sempre um programa rápido que não exceda 40ºC.

Verifique o manual do fabricante com antecedência quanto a qualquer incompatibilidade, embora, para evitar a contaminação de outras peças de vestuário, é melhor não os lavar com outras peças de roupa.

Lavar adequadamente as luvas

É também altamente recomendável desinfetar as luvas para garantir que o seu equipamento está livre de vírus.

Para higienizar as luvas, da mesma forma, devemos começar a lavar as mãos. Podemos usar os mesmos produtos (água morna e sabão neutro), embora seja importante ter cuidado com couro ou luvas de couro, pois precisam de tratamento especial com produtos específicos para não ficarem estragados. Luvas com membrana impermeável também requerem cuidados especiais para manter as suas propriedades.

Para limpar couro ou luvas de couro, eis as indicações que damos:

  • Lave as mãos com sabão antes de iniciar o processo

desinfectar el casco y los guantes

  • Aplique um produto adequado em spray num pano para limpar o exterior (nunca diretamente)
  • Não lave a seco nem guarde as luvas dentro do capacete para evitar que se deformem
  • Coloque papel absorvente dentro para secar
  • Depois de seco, ajuda a aplicar o pó de talco no interior

As luvas têxteis podem ser lavadas na máquina, mas sem o uso de detergentes ou amaciadores agressivos e, é claro, sem misturá-las com roupas delicadas.

Aproveite os serviços de compartilhamento de bicicletas com segurança novamente

desinfectar el casco y los guantes

Os serviços de compartilhamento de veículos de duas rodas, bicicletas e motos, estão também a regressar às ruas. Obviamente, é mais necessário do que nunca tomar precauções, dado o risco de infeção. Compartilhar um veículo com pessoas desconhecidas aumenta o risco, mas para evitar isso, as empresas de bikesharing e de motosharing adotaram procedimentos de segurança e saúde baseados nas recomendações da Direção Geral de Saúde, incluindo kits completos de higienização nos veículos. As viaturas são ainda desinfetadas aquando da sua inspeção e limpeza no terreno.

Ao usar um veículo de partilha, adote como rotina os seus conselhos de prevenção:

  • Antes de tudo, tente realizar qualquer manobra com as luvas já colocadas
  • Limpe os comandos e as áreas de contacto do motociclo com álcool e produtos específicos
  • Sempre que possível, traga o seu próprio capacete e uma rede para o interior
  • Não toque no rosto enquanto estiver a conduzir
  • Já em casa, guarde o seu equipamento num local seco e não suscetível de entrar em contato com ninguém.

Imagens | iStock Astrid860 sanddebeautheil silverjohn Space_Cat

--

Uma iniciativa da: