A fadiga ao volante é um factor crítico junto dos profissionais do volante. Nunca insista em continuar a guiar, quando está ensonado.
Uma pesquisa da organização americana National Safety Council (NSC) apurou que 97% dos patrões de empresas envolvidas no transporte de mercadorias nos EUA estão preocupados com o problema da fadiga dos seus empregados e com o possível impacto que a fadiga tem nas operações e na segurança das mesmas.
Para quem passa horas quase infinitas ao volante, por essa ser a sua profissão, o cansaço representa um problema fulcral no setor dos transportes rodoviários.
Dados para refletir
A NSC reuniu pesquisas que mostram que:
- Um condutor tem três vezes mais hipóteses de se envolver num acidente de viação se estiver cansado;
- Mais de 5.000 pessoas morreram em acidentes relacionados com a condução sonolenta em 2014;
- Perder até duas horas de sono é semelhante ao efeito de ter bebido três cervejas;
- Estar acordado por mais de 20 horas é o equivalente a estar legalmente bêbado.
De acordo com a American Sleep Foundation, cerca de metade dos condutores adultos dos EUA admitem estar atrás do volante quando estão sonolentos. Cerca de 20% reconhece mesmo adormecer ao volante em algum momento durante a condução.
No Circula Seguro, queremos aqui alertar para este sério problema, destacando alguns dos sinais e sintomas que sugerem estar-se perante uma condução sonolenta:
- Bocejar com frequência e dificuldade em manter os olhos abertos
- Ter problemas para manter sua cabeça erguida
- Incapacidade de lembrar por onde passou nos últimos metros
- Ignorar sinais de estrada ou falhar saídas de estrada
- Dificuldade em manter uma velocidade constante
- Efetuar uma condução aos ziguezagues