Como ligar o Spotify no carro e usá-lo com segurança

Duarte Paulo

20 October, 2020

As viagens grandes querem-se memoráveis, para tal nada como uma banda sonora a condizer.

Qualquer viagem que valha a pena ser lembrada necessita de ser acompanhada pela sua própria banda sonora. Quantas memórias de viagens temos associadas à música? Um rock and roll de Little Richard ao longo da famosa “Route 66”, o divertido “Eu gosto é do verão” dos Fúria do Açucar numa saída para a praia, ou um “Watermelon sugar” de Harry Styles num passeio pelo campo. Se já está planear a sua próxima viagem, equipar-se com o Spotify no carro é a melhor solução e é simples.

Para quem não sabe, o Spotify é uma aplicação de streaming de música, multiplataforma, com uma vasta biblioteca de álbuns, artistas e músicas. Embora tenha uma modalidade gratuita com publicidade, com a assinatura “premium”, você terá a possibilidade de descarregar músicas e ouvi-las sem precisar de ligação à internet. Outra funcionalidade adicional oferecida pelo serviço pago é a melhor qualidade de áudio, a possibilidade de criar playlists e selecionar músicas (a conta gratuita permite apenas ouvir as músicas dos artistas em modo aleatório).

Abra o Spotify a partir da aplicação no seu smartphone ou tablet

Mas vamos ao que interessa, como posso curtir todas as músicas que gosto no meu carro? Existem várias possibilidades, dependendo se usamos a aplicação de um dispositivo externo ou se nosso veículo incorpora o Spotify no seu sistema de infoentretenimento.

Com conexão Bluetooth

Spotify en el coche

Esta é talvez a forma mais prática e simples de ligar o smartphone ao carro.

Hoje, praticamente todos os veículos possuem conexão Bluetooth. Esta tecnologia facilita a comunicação entre equipamentos por radiofrequência sem a necessidade de cabos ou conectores. A versão mais recente é a v5.2 apresentada em 6 de janeiro de 2020. Esta é talvez a versão mais simples e útil para ouvir Spotify no carro, contanto que tenha essa possibilidade de conexão no seu carro e no seu smartphone ou tablet.

Além disso, a conexão Bluetooth permite que aproveite outras funcionalidades “mãos livres” como atender e desligar chamadas, consultar sua lista de contactos e receber alertas sonoros de suas notificações. Para conectar, você deve seguir os seguintes passos:

  • Com o veículo ligado, ative o Bluetooth do seu smartphone na seção ‘Configurações’ e certifique-se de que está no modo detetável.
  • Nas configurações do carro, dentro das opções de multimédia, deve existir uma opção Bluetooth. Procure por novos dispositivos e selecione o seu telemóvel.
  • Depois de emparelhado, espere que ele descarregue a sua agenda e conclua a sincronização.
  • Abra a aplicação Spotify no seu telefone e, a partir de agora, tudo o que colocar para tocar no telemóvel soará nos altifalantes do carro.

Por entrada USB

Outra alternativa é a conexão por cabo USB, bastante comum para sincronizar o telefone com o carro. Se você tiver uma porta USB retangular no painel, precisará apenas de um cabo para conectar seu telemóvel. O cabo deve ter uma extremidade com entrada USB e outra extremidade com uma saída que permite inserir o seu telemóvel. Os mais comuns, e mais usados pelos smartphones mais atuais, são o conector Tipo C e o Lightning para iPhone.

Depois de ligado, o rádio do carro reconhecerá o telefone e poderá aceder à música do Spotify a partir da sua aplicação móvel. Basta selecionar a opção ‘Media’ no seu rádio (varia de acordo com o modelo e a marca) e aumentar o volume. Esta opção, além de reproduzir música e oferecer as mesmas funcionalidades da conexão Bluetooth, tem mais uma vantagem: carrega a bateria do seu smartphone. Mas claro, se você não gosta de cabos soltos, e dependurados da consola, recomendamos a alternativa anterior.

Via entrada auxiliar

Spotify en el coche

Uma opção de ligação física é a entrada AUX. Na falta do USB “servirá para o gasto”.

Por fim, encontramos a opção de comprar um cabo AUX, trata-se dum conector ficha macho (jack’s) em ambas as extremidades. É um cabo universal usado pela maioria dos auriculares e permite que conecte seu telefone a qualquer aparelho de som. Oferece uma qualidade de som bastante aceitável e funciona em todos os casos. Para tal deve localizar a entrada auxiliar do som do carro, uma conexão redonda que geralmente é marcada com a palavra “AUX”, e então selecionar a mesma palavra no rádio do carro.

Use os sistemas Android Auto e Apple CarPlay

Os veículos mais recentes podem ter um dos dois sistemas supramencionados integrados ao sistema de infoentretenimento do carro. Ambos permitem controlar algumas funções do seu smartphone por meio de comandos de voz, controles no ecrã e no painel de controle do veículo. A Google e a Apple desenvolveram ambos os sistemas para que possa descarregar a aplicação Spotify, sem ter que tirar o telefone do bolso, para tal deve proceder da seguinte forma:

– No ecrã principal, pressione o botão no auricular e escolha Spotify na lista de aplicações instaladas.
– Abra o Spotify e selecione sua música favorita, que começará a tocar.
– Caso não queira ser incomodado enquanto conduz, pode colocar a aplicação em segundo plano.

Spotify en el coche

As soluções da Google e da Apple dominam as propostas de infoentretenimento disponíveis.

Desfrute de música, mas sem distrações

Lembre-se de que é proibido usar um dispositivo móvel ao conduzir. Portanto, o Circula Seguro recomenda que configure o funcionamento do Spotify antes de iniciar a marcha para não interagir com a aplicação enquanto estiver em movimento.

Uma das versões que o Spotify desenvolveu em 2017 como auxiliar de condução é o “modo carro”. É um recurso que é ativado automaticamente quando o telefone detecta uma conexão Bluetooth com o veículo e altera a interface, simplificando e ampliando os controles. O Spotify Car View permite que seu telefone exiba apenas o título da música e o artista junto com o volume, reprodução / pausa e controles anteriores / posteriores. Neste modo, as imagens dos discos que estamos ouvindo, ou outros dados que possam distrair o condutor, não são mostrados.

Em qualquer caso, lembre-se que deve estar sempre atento ao volante para minimizar os riscos inerentes a andar na estrada. Muitos utilizadores valorizam o hábito e o conforto, assim, continuam usando o dispositivo móvel como fonte da sua música favorita, mas ao volante devemos evitar manuseá-lo a todo custo. Não se esqueça que um dos maiores causadores de acidentes é o o erro humano. Não ceda às distrações, para garantir a sua segurança e a sua com toda a diversão e para fazer da sua viagem algo memorável.

Original | Carlos R Vidondo
Fotos |  iStock Sefa kart Bence Bezeredy Allard1 simonapilolla

--

Uma iniciativa da: