17 princípios para tornar eficaz a educação do condutor

Duarte Paulo

17 de Abril de 2020

A educação do condutor é um tema muito recorrente na Circula Seguro. Não são poucas as iniciativas de grupos e instituições nacionais e internacionais que vos fazemos chegar.

No entanto, esse interesse responde a uma realidade: a falta de um critério comum e uma estrutura que integre a educação do condutor nos currículos. Mas em resposta, a Fundación MAPFRE e outras entidades prepararam este documento.

Esforços governamentais para a educação de condutores

O documento “Key Principles for traffic safety and mobility education” é um relatório produzido pelo LEARN! (Leveraging Education to Advance Road Safety Now!). Os autores que acompanham a Fundación MAPFRE são o “European Transport Safety Council” (ETSC) e a “Fundación Flamenca para el Conocimiento Vial”(VSV). Ademais essas entidades também foram apoiadas por um painel de especialistas de nove países.

Mas essas entidades e especialistas reconhecem o compromisso dos governos dos diferentes países em desenvolver programas de educação para condutores. Isso foi transmitido em diversas ocasiões nas últimas décadas, desde a “Convenção de Viena de 1986” até a “Declaração de La Valletta de 2017”. No entanto, os membros do LEARN! alertam que esses programas de educação para condutores foram desenvolvidos e implementados de maneira muito diferente em diferentes países, especialmente na Europa, o que impediu o estabelecimento de um padrão ou estrutura comum.

Por esse motivo, os autores do relatório desejavam desenvolver uma série de recomendações que podem ser aplicadas independentemente das peculiaridades de cada país e que podem servir de base para o estabelecimento de uma estratégia comum para todo o continente. Essas recomendações são acompanhadas de histórias de sucesso de ações já realizadas em diferentes países, como as realizadas pela Fundación MAPFRE em todo o mundo.

Princípios fundamentais para a educação do condutor

As recomendações dos especialistas do projeto LEARN! São constituídas por uma série de princípios-chave para a correta implementação da educação de condutores em centros educacionais. Esses princípios foram agrupados em cinco grupos, que definem as principais linhas para garantir o sucesso das políticas educacionais em segurança viária.

Garantir o direito à educação rodoviária e à mobilidade

1. Educação contínua e progressiva, desde crianças até aos 18 anos.
2. Incluir um número mínimo de horas de educação do motorista no currículo da escola.
3. Estabelecer objetivos específicos para cada nível educacional, a fim de avaliar as estratégias de governos e escolas.
4. Alocar recursos financeiros e materiais suficientes nos níveis nacional, regional e local.

Envolver e apoiar escolas

5. Envolver e apoiar os diretores dos centros educacionais na implementação da educação do condutor.
6. Motivar as escolas a implementar políticas de mobilidade e segurança viária.
7. Designe um professor em cada escola como coordenador das medidas de educação viária e como contato para pais e instituições.
8. Fortalecer as competências dos professores e apoiá-los para que se sintam confiantes em seu trabalho de ensino.

Garantir a educação do motorista de qualidade

9. Garantir a aquisição de conhecimentos e aptidões e a promover a mudança de atitude e motivação nos alunos.
10. Ofereça educação viária atualizada, tanto em conteúdos quanto em metodologias.
11. Aplicar os mesmos requisitos de qualidade à educação do condutor que é aplicada nas restantes disciplinas ensinadas na escola.
12. Realize avaliações de cada atividade que permitam a melhoria contínua dela e de outras atividades.
13. Avalie os alunos e permita que eles também se autoavaliem.

Facilitar o quadro de condições

14. Use material interdisciplinar que permita que a educação do condutor seja incluída em outros assuntos.
15. Treine os outros alunos durante o estágio dos alunos de condução.
16. Acompanhamento dos processos pelas autoridades locais e nacionais, para garantir que as medidas de educação viária sejam implementadas corretamente nos centros educacionais.

Envolver toda a sociedade

17. Envolver alunos, pais, grupos e autoridades na educação viária, entendida como uma responsabilidade compartilhada por toda a sociedade.

Fundação MAPFRE como exemplo de educação viária

Como já foi referido acima, a Fundación MAPFRE foi uma das partes mais envolvidas na preparação deste documento. Além disso, serviu como exemplo e modelo no desenvolvimento de princípios-chave. Seu Programa de Educação em Segurança Rodoviária, pelo qual foi recentemente premiado com a Carta Europeia de Segurança Rodoviária, deu origem a inúmeras ações que podem muito bem ser replicadas em outros países. Para isso, a Fundación MAPFRE publicou em seu site uma enorme quantidade de material educacional gratuito para instituições e professores.

No documento LEARN! algumas dessas ações desenvolvidas são mencionadas. No âmbito do fortalecimento das competências dos professores, são citados os guias para professores que a Fundación MAPFRE preparou para diferentes faixas etárias do aluno (de 3 a 16 anos). Além disso, em relação ao uso de metodologias atualizadas, é feita referência ao projeto de realidade virtual da Fundación MAPFRE com a Câmara de Madrid. Nesta atividade, os utilizadores podem experimentar os perigos aos quais os ciclistas são expostos todos os dias.

Mas o documento também se refere à necessidade de alocar recursos financeiros, entre outras coisas, para monitorar e avaliar a eficácia e os resultados das medidas tomadas. A Fundación MAPFRE aloca 5% de seu orçamento de programa para auditar as diversas ações realizadas. Como amostra, essas auditorias revelaram que, nas escolas em que os alunos praticamente não usavam cinto de segurança, o número de utilizadores subiu para 70%.

Original | José Ramón Martínez Fondón
Fotos | Unsplash: Oliver Hale, Jasper Garratt, Samuel Toh, Instituto Nacional do Câncer, Edvin Johansson.
Circula Insurance | A Fundação MAPFRE é premiada pelo seu programa de educação rodoviária pela Comissão Europeia