Seria uma questão com pouca relevância para o nosso país, até porque nunca houve a tendência de colocarmos pneus de inverno, mesmo porque não é necessário. Todavia, com a questão dos carros importados de países onde se muda de pneus em tempo de verão e de inverno, acaba por ser relevante fazer um artigo sobre este tema. Quantos carros importados vemos por aí equipados com pneus de inverno e quem os comprou não sabe sequer que os tem?
Por isso, o que poderá acontecer se utilizarmos pneus de inverno no verão?
A estação mais quente do ano apresenta uma série de condições que faz com que não seja seguro conduzir com pneus que têm um perfil e uma parede onde se encontra o desenho da montanha de três picos e uma zona de neve no seu interior.
Capacidade de travagem, aderência e controlo sobre o veículo… inexistentes!
Acontece o mesmo quando utilizamos pneus de verão num inverno rigoroso. Ou seja, as consequências de utilizar um pneu de inverno todo o ano são parecidas. Passemos a enumerá-las.
Falta de aderência: uma vez alcançados os 7º de forma constante, o pneu vai precisar de maior distância para travar de forma doseada. Porquê? Os pneus de inverno e de verão diferenciam-se, entre outros aspetos, pelo desenho da banda de rolamento. Os de inverno tem um desenho mais profundo para evacuar a água e a neve com maior facilidade, enquanto nos de verão acontece o contrário.
Maior desgaste: os pneus de inverno, ao terem uma superfície de rolamento maior em contacto com o solo, desgastam-se mais. Assim duram menos que os de verão e provocam um maior consumo de combustível. É preciso recordar que, por regra, os pneus de inverno são 10% mais caros que os de verão.
Rotação da roda: quando a temperatura supera os 30º de forma constante, o pneu de inverno começa a rodar pior, o que implica uma maior distância de travagem nas mesmas condições que um de verão- Porquê? Porque a composição de um pneu de inverno resulta de uma mistura de borrachas diferente. Trata-se de um material que não endurece com temperaturas mais baixas, mas com uma situação contrária vao sofrer maior desgaste. como? Através de pequenas bolas que se formam ao redor da borracha e que vão fazer com que a roda não rode da melhor forma.
Mas afinal pode-se circular com pneus de inverno no verão?
Poder… pode! Mas não deve. Não só porque são pneus mais caros, porque sofrem maior desgaste, mas também porque, como destacámos antes, resulta menos seguro. E da mesma forma, circular com pneus de verão em circunstâncias climatéricas que impliquem muito frio, neve, chuva e frio podem gerar situações de perigo. Perigos esses que se traduzem numa maior distância de travagem, falta de aderência e de grip, que um pneu de inverno nestas condições reduziria.
Um pneu que vai além do “para todo o tempo”…
Há cerca de dois anos surgiu no mercado o Michelin CrossClimate. Pelas suas caraterísticas de utilização e produção, este pneu está homologado tanto para verão como para inverno. Todavia, a sua utilização face a meses mais frios e com condições climatéricas mais duras é menos exigente que um pneu só de inverno. Ainda assim, é uma das melhores alternativas para aqueles condutores que por uma questão de tempo e de dinheiro, preferem não trocar de pneus em função do clima. Com estes Michelin CrossClimate conseguem-se as qualidades de vários pneus nun só…
E como convém não esquecer, nunca é demais recordar que o pneu é o único elemento do veículo que está em contacto com o solo. Em conjunto com os travões e os amortecedores, é um dos vértices do triângulo que determina a segurança ativa do nosso carro. São por isso de vital importância. São os pneus os grandes responsáveis por circularmos “agarrados” ao piso.
Fonte: Michelin