Desde que América escapou a tirania das luzes redondas e quadradas, tem havido progresso contínuo e determinado no campo de ver à noite com seu carro. Passamos de lâmpadas incandescentes de halogéneo para HID de LED, e agora, finalmente, vamos ter lasers. Como um par de estrelas de morte na frente de seu carro, parece cada vez mais o Star Wars.
Claro que, como muitos projetos de faróis mais sensacionalistas atualmente, o nome é enganador. Ouço faróis a laser e acho que, com certeza, eu sei como aqueles vai funcionar. Você só disparar um par de feixes de laser de alta intensidade da frente do seu carro e você conduz pela luz de todos os carros, edifícios e árvores em chamas. Brilhante não!?
Mas, ao que parece, não é assim que eles funcionam. De todo. Na verdade, o nome é um pouco enganador: eles não são estritamente faróis a laser, eles são algo mais próximo de faróis movido a laser.
Se pensar sobre a luz que você tenha visto a partir de lasers, duas coisas em particular provavelmente vêm à sua mente. Primeiro, a luz é tão focada e coerente que o raio tende a ser focado em um pequeno ponto que deixará o seu gato maluco. Em segundo lugar, provavelmente está ciente de que olhar para a luz do laser não é uma boa ideia se gosta retinas intactas.
A BMW também parece interessada em retinas intactas e áreas iluminadas maiores do que um ponto para o nosso gato seguir, porque eles não estão a usar a luz direta do laser para os seus novos faróis a laser, que primeiro deve encontrar uso no i8 como uma opção (porque são incrivelmente caros). Em vez disso, as luzes laser da bmw trabalham apontando um trio de diodos azul por laser, situado na parte traseira do conjunto de luz, para um conjunto de espelhos, que revertem a direção da luz e enviam-na através de uma lente preenchida com fósforo amarelo.
O fósforo é capaz de emitir luz quando devidamente incentivado, e fósforo amarelo, quando excitado pela luz de um laser azul, emite uma luz branca brilhante, que é exatamente o que acontece quando a luz laser azul refletida passa por essa lente cheia de fósforo amarelo. Aquela luz branca brilhante é, então, um ricochete de um reflector e, difusa, sai do farol para a frente.
A luz resultante pode ser até 1.000 vezes mais brilhante do que um LED, consumindo 2/3 (alguns dizem que metade). Muito impressionante! Também agradável é que a temperatura de cor da luz será entre 5500 e 6000 Kelvin. Para efeito de comparação, a luz natural é geralmente estimada em cerca de 6500 Kelvin.
O laser azul que está a ser utilizado e é poderoso o suficiente para pegar fogo a coisas, facilmente – pode assistir ao vídeo acima para ver o que eu quero dizer. Mas a luz real emitida pelos faróis não é luz laser coerente em tudo, e como tal é completamente seguro para olhar. BMW diz que em situações como acidentes em que os emissores de laser podem deslocar-se e apontar o feixe de luz para fora dos espelhos e lentes, o sistema é automaticamente desligado.
Este sistema é particularmente importante para a segurança nas estradas, veja a imagem acima, em máximos, passamos de uma iluminação de 300 metros, para os faróis LEDs, para o dobro nas luzes laser, e não nos esqueçamos que os faróis LED já é algo muito bom, e que grande parte dos carros ainda não os têm. O que faz levantar outra questão. Apesar destas tecnologias serem otimas e muito seguras, será que alguma vez vamos ver mais de metade dos carros nas estradas a usá-la? Não sei, mas parece-me muito pouco provável, já assim quando se compram carros novos as pessoas não escolhem os faróis LED devido ao acréscimo de preço, imagine agora o acréscimo de preço de luzes laser!