Motorista profissional? Há um modo de saber o que pode encontrar aberto nesta altura

Miguel Alves

15 May, 2020

Estes tempos de pandemia e de diversos géneros de restrições à circulação rodoviária na Europa, consoante o grau maior ou menor de emergência em que cada nação se encontra, o trabalho de um motorista profissional fica mais dificultado.

A tarefa destes profissionais de entregar todo o tipo de mercadorias representa uma chave importante para que a economia não pare, motivo pelo qual o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) criou no seu portal, “Covid-19 – Informação útil sobre transportes e mobilidade“, uma útil área onde cada motorista profissional podem ter acesso a aplicações relevantes à sua atividade.

Ainda que em Portugal, o decreto do fim do Estado de Emergência tenha permitido suavizar as medidas mais restritivas no que à mobilidade diz respeito, no entanto, este site deve ser guardado nos favoritos para se perceber se algum posto de abastecimento ou área de serviço podem, entretanto, temporariamente ficar fechados. 

Para quem é profissional da estrada, isto é informação crítica.

O endereço é este.

Assim, estas aplicações geridas pelo IMT contêm informação em constante atualização sobre:

  • Serviços disponíveis nas áreas de serviço e de repouso na rede nacional de autoestradas: áreas de serviço; áreas de repouso; postos de combustível, e instalações sanitárias;
  • Centros de inspeção a funcionar por marcação;
  • Postos de fronteira terrestres abertos.

Ao “clicar” no ícone de cada posto de fronteira, obtêm-se mais informações, inclusivamente sobre a existência ou não dos denominados corredores verdes ou “Green Lane”, criados para a passagem dos veículos de mercadorias através das fronteiras internas da UE.

Imagem extraída do site em que se veem os postos de fronteira portugueses. Ao “clicar” em cada posto, obtêm-se mais dados, inclusive, sobre se esse posto possui corredores Green Lane

Exemplo da informação exibida para as áreas de serviço

O novo portal concentra também informação útil para os cidadãos e empresas sobre transportes e mobilidade no âmbito das medidas extraordinárias e de caráter urgente de resposta à situação epidemiológica do novo Coronavírus-COVID 19, tais como:

  • Novas regras de atendimento presencial do IMT.
  • Contactos para atendimento telefónico e por mail;
  • Acesso ao IMTonline (que disponibiliza diversos serviços as áreas de condutores, veículos e transportes);
  • Comunicados e legislação especifica relativa ao combate ao COVID-19) no âmbito da mobilidade e dos transportes;
  • Medidas de contingência para o setor da mobilidade e dos transportes;
  • Contactos e links úteis.

 

Imagens: IMT; e MAN Trucks

--

Uma iniciativa da: