Porque acendeu a luz do painel de instrumentos?

Ricardo Carvalho

24 de Junho de 2020

Convém saber interpretar as luzes do painel de instrumentos que se acendem. São o primeiro indicador de que alguma coisa não está bem com o seu carro. Se souber o seu significado, pode reagir de imediato.
O painel de instrumentos do seu carro é composto pelos tradicionais velocímetro, conta-rotações, indicadores do nível de combustível e da temperatura do motor e ainda por várias luzes avisadoras que, quando acende, podem estar a pedir uma despesa extra. Atualmente, cada novo elemento de segurança do seu veículo é acompanhado por uma luz avisadora (controlo de tração, de estabilidade, luz avisadora de mudança de faixa de rodagem, entre outros). Alguns são apenas de ligar/desligar (on/off), ou seja, acendem quando determinado dispositivo está ligado ou apagam quando está desligado. Normalmente, as luzes avisadoras acendem quando se dá à chave. O carro faz um “check-up” às luzes avisadoras e aos respetivos dispositivos que cada um dos testemunhos se encarrega de representar. Não se acendem todos, apenas os mais importantes, principalmente os que abordamos nestas páginas. Acendem, mas depois têm de se apagar. Se tal não acontecer, ou se alguma coisa se acender com o veículo em andamento, isso significa que algo não está bem. Nesta altura, é de toda a conveniência saber interpretar a mensagem patente em cada uma das luzes avisadoras do painel de instrumentos.

Óleo do motor

Quando a luz do óleo do motor se acende, pode ter um de dois significados: ou o nível do óleo está baixo ou a pressão do circuito desceu demasiado. Em qualquer das duas situações convém parar imediatamente. O que poderá ser? Se for apenas falta de óleo, basta acertar o nível, mas podem ser “coisas” mais graves: a bomba de óleo avariou; há uma fuga no circuito ou uma rutura no retentor da cambota. Pode ainda ser o filtro de óleo obstruído.

Luz da bateria

Este sinal avisa para o mau funcionamento da bateria ou do alternador. O que poderá ser? Se a bateria já não carrega, é preciso comprar um nova. Ou então, a correia que aciona o alternador está partida e este não se mexe. Em alguns casos, a correia aciona diversos orgãos, pelo que esta pode ser uma consequência entre outras mais graves. O alternador pode estar a precisar de reforma.

Temperatura do motor

Esta é uma luz que justifica preocupação. Quando acende pode significar que o liquido de refrigeração do motor está quente demais. Os riscos de avaria série são grandes. O que poderá ser? Soltou-se uma braçadeira do circuito da refrigeração, há um tubo rasgado ou o próprio radiador pode estar furado. Pode também ser uma avaria do termóstato que regula o caudal do liquido da refrigeração ou ainda uma avaria do motor elétrico da ventoinha. Mais grave, pode ser a junta da cabeça queimada, a cabeça do motor deformada ou… o motor “gripado”.

ABS

Este símbolo diz respeito ao sistema de travagem anti-bloqueio (ABS) ou a sistemas como anti-patinagem (ASR) ou ainda controlo de estabilidade (ESP), ainda que este, normalmente, tenha luz própria. Pode ser uma falha eletrónica pontual, uma avaria num sensor de uma roda ou ainda uma avaria na central eletrónica do veículo.

ESP

É mais uma daquelas avarias que pode não interferir com o facto de poder ou não seguir viagem. Todavia, interfere com a segurança do veículo. Esta é uma luz que pode acender com alguma frequência. Quando se desliga o ESP, a informação acende no painel de instrumentos, ou quando curvamos e este tem necessidade de intervir, a luz pisca. Se acender sem razão aparente, poderá ser uma avaria no sensor do ESP ou um problema eletrónico de resolução mais complicada. Visite a oficina.

Injeção

O sistema de injeção de combustível dos motores modernos é muito sofisticados. Quando a respetiva luz avisadora se acende, os problemas podem ser variados. Pode ter a ver com a gestão do motor ou com uma falha elétrica, o que pode provocar um ralenti irregular ou soluços no arranque. Em alguns casos, o motor pode ficar limitado a uma regime de rotação de segurança. Pode ter a ver com uma avaria de um “relé”, um mau contato ou um fio desligado no circuito elétrico. Embora pequena, é uma avaria complicada, porque obriga a uma busca demorada do problema. Pode ser o regulador do ralenti avariado, uma sonda de injeção com problemas, ou um sensor do módulo de injeção avariado. Pode ainda ser uma avaria do injetor.

Travões

O sinal do ponto de exclamação dentro de um circuito significa que algo está mal com os travões. Avisa do excessivo desgaste das pastilhas, mas também pode alertar para a descida do nível do óleo do circuito de travagem. Está ligado às rodas da frente, cujo desgaste das pastilhas é mais acentuado. Os problemas podem ser vários: pastilhas gastas, discos gastos, liquido dos travões no nível mais baixo, fuga na bomba central de travões ou nas bombas auxiliares de cada roda. Esta luz quando acende tem tendência para ir piscando.

Luz do airbag

A luz do airbag acesa não será uma avaria muito grave, mas incomoda ver o testemunho ligado e pensar que, em caso de acidente, este pode não deflagrar. Normalmente é um mau contato na ficha do cabo do airbag, que em muitos carros passa por baixo do banco do condutor e é bem visível. Pode ainda ser uma ajuda eletrónica. Em todo o caso, se a luz acender, não hesite e procure uma oficina.

Resistência

Nos motores Diesel e Turbodiesel mais antigos, a luz da resistência funcionava como uma espécie de pré-aquecimento do motor. Duas voltas à chave, a luz acende e assim que se apaga, basta rodar a chave e o motor começa a trabalhar. No caso da luz de resistência não apagar, é um claro sinal de que algo deve estar errado. As causas podem ser variadas e vão desde o filtro do gasóleo entupido, problemas na bomba injetora, entre outros. O melhor será levar o carro à oficina.

Fotos: Pixabay