Para-brisas: riscos de uma má instalação

Ines Carmo

17 de Novembro de 2020

Sabia que uma das missões principais do para-brisas é o funcionamento correto do airbag? E que evita que o teto o esmague em caso de capotamento? São apenas duas das funções do para-brisas nos carros.

Quando um para-brisas salta do carro na sequência de um acidente, o risco dos ocupantes morrerem aumenta em 40%. A afirmação foi feita pelo diretor técnico da Carglass no Primeiro Dia de Tecnologia e Segurança Rodoviária realizado em Madrid. Palavras que nos levam a insistir na importância de uma instalação correta do para-brisas.

O para-brisa serve como escudo para evitar a entrada de elementos externos que possam causar lesões sérias, como insetos, areia, pedras, chuva, granizo… E, ao mesmo tempo, impede que os ocupantes sejam projetados do veículo por causa da abertura que deixaria um para-brisas mal instalado. É algo que nos protege… e muito.

Mas além da função de escudo, o para-brisas tem funções-chave para o bom funcionamento do airbag, na resistência estrutural da carroçaria e como suporte para a instalação de câmaras e sensores de sistemas de assistência à condução.

Sem para-brisas, o airbag não funciona

Há dois elementos de que o airbag necessita para que possa proteger os ocupantes e salvar vidas. Um deles é o cinto de segurança e o outro é o para-brisas. Por quê? Simplesmente porque é o principal ponto de apoio do airbag para salvar as vidas dos passageiros. Se o para-brisas não estiver devidamente instalado, as possibilidades de se soltar em caso de acidente são maiores e farão com que o airbag saia por esse espaço, deixando o passageiro sem a proteção para a qual foi concebido.

para brisas

Com um bom para-brisas, o teto não afunda

O vidro frontal fornece até 30% da força estrutural do veículo. Isto significa que evitará a deformação e o afundamento do teto sobre a frente do habitáculo – onde a pressão é geralmente maior – em caso de colisão frontal ou capotamento.

Não se esqueça da calibração

Os veículos novos hoje já saem dos concessionária equipados com alguns dos muitos sistemas de assistência à condução existentes no mercado. Esses sistemas também são conhecidos como ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) e funcionam graças a câmaras e sensores que geralmente são instalados no para-brisas.

E aqui encontramos outra razão pela qual o para-brisas deve ser bem instalado. Normalmente esses sensores e câmaras são geralmente colocados na parte superior do vidro da frente por várias razões: é um local seguro, longe de choques e impactos, tem melhor visibilidade a partir dessa posição e as escovas matem-nos limpos.

para brisas

Mas e se depois de uma operação de manutenção, troca ou substituição do para-brisas, esses sensores e câmaras não forem calibrados como o fabricante os deixou? Não serão capazes de detetar as linhas que delimitam a estrada ou não serão capazes de detetar a proximidade de um obstáculo, entre outras coisas. Daí a importância de na oficina calibrar sempre esses elementos instalados no para-brisas.

Escolha a qualidade

A nossa segurança não depende unicamente da instalação correta, também é importante que o para-brisas que vamos instalar no nosso carro seja de qualidade e homologado. 90% das reações de um condutor depende da visão. Quando se sentar para conduzir, verifique se o vidro está limpo para que nada atrapalhe sua visibilidade. E se tiver algum golpe ou quebra, não hesite em mandar arranjar, para evitar que se espalhe pelo vidro todo, com consequências piores.

É claro que o para-brisas é um elemento essencial em qualquer veículo e que, no caso de uma reparação ou substituição, terá de ser deixado em boas mãos. Como Johan Mortier confirma, “é preciso ser muito rigoroso com os tempos de aplicação e secagem, para garantir que o veículo recupera 100% a rigidez estrutural e que, aconteça o que acontecer, o para-brisas vai permanecer no lugar”.

Fonte: CirculaSeguro.com