Qual a diferença entre chassis e carroçaria?

Ricardo Carvalho

3 de Agosto de 2020

Parece um pergunta sem grande nexo, mas a verdade é que existem muitas pessoas que não sabem distinguir, num automóvel, um chassis de uma carroçaria. Nós, aqui no Circula Seguro, vamos tentar explicar-lhe as diferenças entre este dois conceitos.

Então cá vai. O chassis pode ser definido como a base do veículo e sobre o qual são instalados os elementos que o formam: o motor, a caixa de velocidades, a coluna de direção, o depósito de combustível e… a carroçaria. Por seu lado, esta última é a zona visível do veículos e é composta pelo capô, pelas portas, pelos painéis e ainda pelo habitáculo.

Nos camiões, por exemplo, é muito simples perceber a diferença entre chassis e carroçaria: o chassis são as longarinas metálicas (uma espécie de vigas) que percorrem todo o camião enquanto a carroçaria é a cabina do condutor e a caixa de carga. O mesmo acontece com os carros antigos pois o seu chassis era formado por longarinas que suportavam o motor e os conjuntos de rodas, que se juntavam à parte de chapa, produzida pelo carroçador que desenhava o exterior do veículo.

Atualmente, para além dos veículos industriais e das pick-up, utilização deste tipo de chassis limita-se a veículos todo-o-terreno como o Toyota Land Cruiser.

Carroçaria

Nos carro ligeiros normais, tal não se passa exatamente assim, até porque a tecnologia permite produzir as carroçarias autoportantes, ou seja, não existe um chassis separado. As várias zonas do chassis são parte da carroçaria e a ele são fixados o motor, as suspensões, as rodas… Por isso, hoje em dia são muitos os construtores que preferem falar em plataformas: quando os engenheiros dizem que vários modelos partilham uma plataforma comum, referem-se a uma familia de veículos que dispõem da mesma suspensão, travões idênticos, direção e até motores e caixas de velocidade, mas varia a parte superior da carroçaria, basicamente o que se vê do lado de fora.

Esta filosofia permite poupar custos até porque com a mesma plataforma conseguem-se produzir modelos com aspetos muito diferentes, um Renault Mégane e um Scénic, um SEAT Leon e um VW Touran ou um Peugeot 308 ou um Citroën C5 Aircross.