Os tratores continuam a revelar ser um género de veículo perigoso. A falta de uso do “arco de Santo António” eleva a gravidade dos acidentes.
Os tratores continuam a revelar ser um género de veículo perigoso, com as estatísticas a assinalarem 29 vítimas mortais este ano em Portugal, de acordo com números obtidos pelo Correio da Manhã (CM).
O diário refere que, para além das vítimas mortais, os tratores provocaram ferimentos graves em cerca de três dezenas de pessoas.
Os dados, de 1 de janeiro a 18 de julho de 2020, indicam Bragança como o distrito onde se verificaram mais acidentes mortais, com um total de quatro vítimas. Seguem-se os distritos de Santarém, da Guarda e de Viseu, com três mortos cada.
A maioria das vítimas mortais é do sexo masculino e tem mais de 65 anos.
Segundo a GNR ao CM, a maioria dos desastres com tratores aconteceu durante trabalhos agrícolas ou em caminhos florestais com um piso muito acidentando, fora de estradas principais ou secundárias.
Algo também que se verifica com frequência é o capotamento do veículo que faz com que as vítimas morram esmagadas.
Condutores sozinhos
As autoridades assinalam que um elemento em comum em muitos dos acidentes ocorridos este ano prende-se com o facto de acontecerem quando o condutor do trator está sozinho, o que atrasa o acionamento dos meios de socorro.
A GNR diz que muitos condutores de tratores continuam a não fazer uso do chamado “Arco de Santo António”, uma estrutura em ferro que visa proteger o condutor de ficar esmagado num capotamento.
No ano 2019, em Portugal, perderam a vida 57 pessoas em incidentes com tratores
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária afirma que, em comparação com os condutores de veículos ligeiros, os tratoristas veem a probabilidade de morte ser aumentada em pelo menos 8 vezes.
Segundo os dados da ANSR, dois em cada três capotamentos de trator são mortais e 70% das vítimas resultam deste tipo de acidente, em grande parte devido à inexistência ou não utilização do já mencionado “arco de Santo António”.
Estas estruturas de proteção são obrigatórias nos tratores matriculados após 1 de janeiro de 1994.
Imagens | Pixabay
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