A arte de curvar rápido e bem – o Circula Seguro explica como fazê-lo

Ricardo Carvalho

4 de Dezembro de 2020

Emoção não é sinónimo de velocidade…, logo é preciso saber curvar e usufruir do carro em pleno. Todavia, o condutor deve privilegiar sempre a segurança em lugar da velocidade e conduzir de acordo com as regras do código da estrada.

A velocidade não é um elemento obrigatório para sentires emoção na condução. É nas curvas e nas estradas sinuosas que a aderência e a qualidade dos pneus pode ajudar a oferecer o máximo prazer de condução.

Fazer uma curva em segurança é algo que se antecipa ao volante, mas também passa pela escolha de pneus de qualidade. Equipe o seu veículo com pneus de qualidade, conheça a classificação de velocidade do pneu e segue os nossos conselhos de condução. Desta forma, vai poder realizar cada curva com a máxima confiança.

Antes da curva…

Para curvar com as condições máximas de aderência, motricidade e segurança, recomendamos vivamente travar antes da curva, quando as rodas dianteiras ainda estão direitas.
Uns bons pneus dão-lhe a uma melhor aderência longitudinal e, consequentemente, uma melhor aderência na travagem.

Na curva…

Evite travar na curva porque a transferência de peso desloca-se para a parte dianteira do veículo, o que leva a uma diminuição na aderência do eixo traseiro, aumentando o risco de derrapagem.
Graças à excelente aderência lateral, uns pneus de qualidade oferecem-lhe uma aderência perfeita durante a curva. Além disso, graças à sua excelente precisão de trajetória pode apontar o seu veículo para onde deseja.

À saída da curva…

À saída da curva, basta acelerar, mas apenas quando as rodas dianteiras estiverem direitas. O poder de aceleração deve ser proporcional ao ângulo do volante, por isso deves acelerar de forma progressiva à saída da curva.
Com o equilíbrio natural e a aderência incomparável de pneus de qualidade vai poder abordar as curvas com mais eficácia.

Fonte: Michelin