A Michelin apresentou a nova gama e.Primacy, um pneu eco-responsável que reduz o consumo de combustível e as emissões de CO2 graças às tecnologias aplicadas para oferecer o melhor desempenho em resistência ao rolamento.
No entanto, para além das qualidades como pneu (que salientamos mais abaixo), este novo pneu é o primeiro da Michelin com balanço neutro no momento da compra.
Disponível em 56 referências, para jantes de 15 a 20 polegadas, o Michelin e.Primacy poderá equipar os veículos com motores térmicos e de propulsão elétrica mais populares do mercado a partir da primavera de 2021. Concebido para automóveis urbanos, berlinas e SUV compactos, o pneu Michelin e.Primacy é fabricado na Europa Ocidental.
Impacto sobre o meio ambiente
Com efeito, pela primeira vez, a Michelin desenvolveu uma gama de pneus fazendo uso de simulações do impacto sobre o meio ambiente como parte do processo de tomada de decisões. Foram aplicados métodos padronizados de avaliação do ciclo de vida para calcular e otimizar o possível impacto do novo Michelin e.Primacy, desde a extração das matérias-primas até ao fabrico, distribuição, utilização e reciclagem dos pneus. O Michelin e.Primacy é o primeiro pneu do mercado para o qual foi publicada uma declaração de produto ambiental (EPD).
A Michelin é o primeiro fabricante de pneus a publicar um documento transparente que quantifica o impacto dos pneus sobre o planeta e as pessoas. Esta iniciativa ilustra o compromisso da Michelin de promover uma mobilidade mais sustentável.
Ciclo de vida
O fabrico de um pneu requere a extração de matérias-primas, energia para transformá-las e os meios logísticos para transportá-los, processos em que é emitido CO2. Com o objetivo de progredir na redução das emissões de carbono ao longo da vida útil de um pneu, a Michelin avançou em duas direções: por um lado, conceber o Michelin e.Primacy, um pneu referência em termos de eficiência energética na fase de utilização; e, por outro, investir no financiamento de projetos destinados a evitar e absorver as emissões residuais de CO2 vinculadas à sua produção, desde a extração das matérias-primas até ao transporte para o cliente final.
Entre eles figuram projetos de replantação de árvores e de instalação de fornos mais eficientes do ponto de vista energético em vários países do mundo (fundos de carbono Livelihoods). Estes projetos manter-se-ão até que as emissões residuais em questão tenham sido eliminadas por completo. O Michelin e.Primacy será, assim, a primeira gama de pneu Michelin “CO2 neutral” no momento da compra.
A redução do impacto ambiental foi o centro principal da estratégia de inovação da Michelin ao longo dos últimos 30 anos. Já em 1992, o Grupo desenvolveu o primeiro pneu “verde”, cuja baixa resistência ao rolamento contribuía para a redução do consumo de combustível, na medida em que os pneus representam entre 20% e 30% do consumo de combustível de um veículo e das suas emissões de CO2. Em 2021, a Michelin inicia uma nova etapa com a comercialização do Michelin e.Primacy, pneu com baixa resistência ao rolamento da sua categoria.
Etiqueta A em eficiência energética e B em aderência em piso molhado
Graças ao seu desempenho na resistência ao rolamento, o Michelin e.Primacy tem a etiquetagem A em termos de eficiência energética, e B em aderência sobre piso molhado. Com estas referências, o Michelin e.Primacy é um dos melhores pneus do mercado. De facto, menos de 1% dos pneus combina de forma simultânea uma etiquetagem A em resistência ao rolamento, e A ou B em aderência.
A baixa resistência ao rolamento dos pneus Michelin e.Primacy permite ao condutor reduzir o consumo de combustível em torno de 0,21 litros por cada 100 km percorridos, o que representa uma poupança de cerca de 80 euros durante a vida útil do pneu.
Uma redução do consumo de combustível também representa uma diminuição das emissões de CO2. Estima-se que o benefício para o planeta, durante a vida do pneu, seja de 174 kg, equivalente às emissões de CO2 de um veículo ao percorrer uma distância de mais de 1600 km.
Imagens | Michelin