Aproveitar pneus velhos para os transformar em matéria-prima

Miguel Alves

6 July, 2020

A Michelin e a empresa sueca Enviro efetuaram uma parceria com vista a desenvolver uma tecnologia de pirólise para transformar e dessa forma aproveitar, em larga escala, pneus usados ​​em matérias-primas.

A pirólise é um tipo de reação de decomposição, em que uma substância é decomposta noutras, pela ação do calor do fogo

Para a indústria de pneus e seus clientes, a reciclagem é uma questão importante. A cada ano, estima-se que cerca de mil milhões de pneus chega ao fim de sua vida útil.

Graças a essa tecnologia de reciclagem, os pneus considerados usados ​​dão origem a novas matérias-primas de qualidade.

A start-up sueca Enviro, fundada em 2001, desenvolveu uma tecnologia para modificar a composição química e a fase física do material pneumático durante o processo de pirólise, garantindo o mínimo consumo de energia.

O processo permite a extração de novos produtos que, inicialmente, não estavam incluídos no composto orgânico.

Essa tecnologia vista como inovadora permite produzir produtos (matérias-primas) de alta qualidade, os quais podem ser reincorporados ao circuito de produção de diferentes setores industriais.

Entre essas novas matérias-primas contam-se produtos como carbono negro, óleo de pirólise, aço ou gás.

Graças a essa tecnologia de reciclagem, os pneus que agora são considerados resíduos serão reciclados em novas matérias-primas.

pneus

Esta parceria, através da qual a Michelin adquire uma participação de 20% do capital da Enviro, permitirá reunir o know-how complementar das duas empresas para acelerar o processo de reciclagem de pneus.

A Michelin dará seu know-how industrial para o projeto de construção da fábrica, bem como a sua experiência em termos de pesquisa, desenvolvimento e produção. Por seu lado, a Enviro dará a sua tecnologia patenteada de pirólise.

“A parceria com a Enviro encaixa-se perfeitamente na visão ‘All Sustainable’ da Michelin“, afirma Sonia Artinian-Fredou, Diretora de Negócios de Materiais de Alta Tecnologia.

pneus

Fotos: Enviro

--

Uma iniciativa da: