Guias sonoras nas estradas: que benefícios trazem?

Miguel Alves

10 de Junho de 2020

As guias sonoras são saliências no alcatrão junto às bermas das faixas de rodagem ou entre faixas de rodagem em sentido contrário, em combinação com as marcações rodoviárias comuns.

Estas guias provocam ruído e vibrações sempre que um veículo as atravesse ou pise e alertam os condutores para o perigo de colisão que correm ao mudarem ou saírem de faixa.

Esta pintura protuberante é uma solução de engenharia rodoviária simples, mas bastante eficaz, representando uma ajuda em situações em que o condutor, por distração ou sonolência, desvia a direção do veículo que conduz.

Os choques decorrentes de mudança de faixa, colisões frontais e embates nas bermas geralmente provocam consequências graves e contribuem para um número significativo de feridos graves ou morte entre os utilizadores.

Esta solução existe em muitos países, tendo os países nórdicos como a Suécia e Dinamarca sido das nações em que de forma pioneira o sistema foi aplicado com mais sucesso. As autoestradas em Portugal também as apresentam.

Qual a sua eficácia e custo?

A investigação realizada em vários países aponta para uma redução do número de acidentes com feridos superior a 30% com a simples colocação de guias sonoras nas bermas e em mais de 10% graças às guias centrais.

As estimativas de custos variam significativamente. As análises custo-benefício realizadas na Noruega e EUA, segundo a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, calculam que os benefícios ultrapassam os custos num factor entre 3 e 180.

Contudo, também vale a pena acrescentar, que o tema não é inteiramente pacífico e em Espanha as guias sonoras longitudinais foram contestadas por representarem um aumento do risco para a estabilidade dos condutores e ciclistas.

Há quem conteste…

A espanhola “Unión Internacional para la Defensa de los Motoristas” realizou um vídeo na A-131, estrada secundária que conecta Sariñena con Huesca y Fraga, em Aragão.

O motociclista que fez a experiência conta que, ao passar com a moto por cima da guia sonora, a roda dianteira perde estabilidade e a travagem mostra-se imprecisa.

E o que poderia trazer uma maior segurança, para os motociclistas pode revelar-se traiçoeiro.

Reproduzimos o vídeo que foi publicado pela Auto Bild Espanha.

Foto: Departamento americano de transportes