Cinco conselhos para agir de forma segura em estações de serviço

Duarte Paulo

18 August, 2020

O coronavírus traz novas formas de interagir, até nas estações de serviço.

2020Ago18

A crise de saúde provocada pelo Covid-19 levou-nos a fazer inúmeras perguntas relacionadas com a vida pública. A mobilidade foi totalmente afetada. Trata-se duma situação complexa e exige que continuemos a agir com certas precauções, mesmo em relação à segurança rodoviária. Aqui ficam uma série de recomendações que são especialmente úteis, por exemplo, em estações de serviço.

A chegada do verão marcou uma nova etapa. O coronavírus condicionou as nossas férias, desde o destino escolhido até a maneira como o alcançamos. Assim, estas dicas para viagens, por estrada, no verão são combinadas com algumas dicas

para manter a doença afastada.

Como reabastecer nas estações de serviço com segurança

O planeamento adequado das viagens deve ser igual ao nosso dia-a-dia, tendo como preocupação principal evitar multidões. Na mesma linha, ao fazer viagens longas, é aconselhável não baixar a guarda e continuar com os mesmos critérios de segurança. Uma máxima que deve ser aplicada para agir com segurança num posto de abastecimento ou estação de serviço. Afinal, estes estabelecimentos são imprescindíveis para a mobilidade.

1) Conduza com segurança
As estações de serviço podem ter uma complexidade adicional para aceder e circular no seu interior. Não se pode ignorar que o tráfego de veículos combina com o trânsito de pedestres, motivo suficiente para aumentar a atenção.

Um fator mais que importante é o respeito pelo acesso e pela velocidade a que o fazemos, quer seja na entrada quer na saída. Conduzir em velocidade moderada contribui para uma condução sem incidentes e dá tempo para fazer a escolha que procuramos, quer estejamos a estacionar o veículo numa área designada ou a escolher o posto de combustível. Para isso, a sinalização existente deve ser considerada.

É necessária prudência e atenção no acesso às estações de serviço

2) Não use o telemóvel ao abastecer
É uma proibição contemplada nos avisos afixados nos posto de abastecimento das estações de serviço. Por que o telefone não pode ser usado? Crenças populares e mitos da estrada levam-nos a imaginar um posto de gasolina em chamas relacionado a esses dispositivos eletrónicos.

No entanto, a realidade é outra, muito mais simples. Os smartphones, como sabemos, são uma fonte perigosa de distrações. Se adicionarmos a isso a atenção necessária para conduzir nas estações de serviço, o seu uso durante a condução é incompatível. O mesmo se passa com a necessidade de atenção e cuidado ao manusear os sistemas de abastecimento.

Atenção e desinfeção nas estações de abastecimento

3) Mantenha sua atenção também durante o reabastecimento
Embora o uso de telefones possa não estar tão relacionado quanto se pensa popularmente a um incêndio, isso não significa que isso não ocorra por outros motivos. O reabastecimento em um posto de gasolina exige uma atenção especial de nossa parte para minimizar qualquer risco, inclusive esse.

Portanto, durante o reabastecimento, o motor deve ser mantido desligado. Ao mesmo tempo, durante esse período, não é conveniente entrar e sair do veículo. É melhor sair ou entrar antes e depois de nos abastecermos. Seguir as instruções da estação de serviço é tão relevante quanto garantir que não cometer erros tão graves como, por exemplo, ligar o motor e retomar a marcha sem remover a mangueira de abastecimento do carro.

Como mencionamos, essas dicas básicas são atualmente misturadas com medidas simples de higiene. De fato, a Direção Geral de Saúde e as guias de boas práticas são indicadas para a atividade comercial em qualquer estabelecimento comercial.

Os postos devem disponibilizar o uso de luvas descartáveis e a manutenção da distância interpessoal de 2 metros. Caso seja necessário devem usar postos alternados de reabastecimento de combustível sempre que a distância interpessoal de 2 metros não puder ser alcançada. Devem manter a área de reabastecimento limpa e desinfetada.

4) Uso de luvas e gel desinfetante

O uso de luvas descartáveis e a desinfeção com álcool-gel são o “novo normal”

Como em qualquer outro estabelecimento comercial, eles são dois instrumentos essenciais para evitar o contágio. Os bocais e as superfícies dos dispensadores de metal e plástico apresentam algum grau de risco. Mas é um risco que podemos reduzir ao mínimo com o uso de luvas e lavar as mãos depois de concluir a operação e pagar pelo combustível.

A distancia de segurança e o novo “normal”

5) Não se esqueça de respeitar a distância mínima e colocar a máscara
O uso de máscaras e a manutenção da distância mínima de segurança de dois metros seguem a mesma linha da seção anterior. Até os próprios postos de gasolina criaram protocolos internos para cumprir a legalidade e garantir uma higiene extrema.

Assim, muitos permitem o pagamento na janela apenas ao reabastecer sem a necessidade de aceder ao interior do estabelecimento. Para tal instalaram acrílicos para evitar o contato entre funcionários e o público. Alguns até desenvolveram aplicativos específicos para pagamento remoto. Da mesma forma, algumas estações de serviço dispõem de um serviço de compra remota, solicitando os produtos desejados e coletando-os com segurança.

Esteja atento na operação de reabastecimento independentemente do tipo de energia que o seu veículo utilize

As últimas dicas também devem ser aplicadas ao uso do restante dos serviços oferecidos pelas estações de serviço, como, por exemplo, o manuseio dos instrumentos dos postos de limpeza de veículos ou de verificação da pressão dos pneus.

Essas recomendações mínimas e simples permitirão circular pelas estações de serviço com segurança. Pois não é à toa que a partir de agora serão considerados lugares comuns e inseparáveis da experiência de umas férias de carro. Portanto, é aconselhável fazer um parêntese para não relaxar, mesmo quando está simplesmente a reabastecer o seu veículo.

Original | Jaime Ramos
Fotos |  iStock/brightstormiStock/MaridaviStock/Andrey SokoloviStock/Cunaplus M.Faba

--

Uma iniciativa da: