Honda desenvolve novo tipo de airbag

Duarte Paulo

7 July, 2020

A Honda, através da divisão americana Acura apresentou este novo tipo de airbag

A Honda desenvolveu uma versão diferente do airbag. Trata-se da versão para o passageiro. Este novo modelo incorpora uma nova forma de aumentar a segurança de quem ocupe esse assento no veículo. Entenda aqui como funciona.

Depois dos problemas graves com a Takata, fabricante de airbags que provocou o maior “recall” da indústria automóvel afetando imensas marcas, a Honda resolveu desenvolver uma versão própria para usar nos seus modelos. A marca japonesa decidiu lançar no mercado esta inovação através da sua marca de luxo para o mercado americano, a Acura.

Não é a primeira vez que a Acura desenvolve uma tecnologia inovadora no campo da segurança. Em 1990, através do modelo Legend, apresentou o que seria o primeiro airbag dianteiro de passageiros de implantação vertical.

Agora o modelo escolhido foi o TLX, um modelo considerado de tamanho médio para o mercado americano, trata-se do modelo equivalente ao Accord, da Honda na Europa. Este é um modelo de inspirado no Concept Tipo S, com linhas de tendência desportivas que chegará ao mercado em 2021.

Novo tipo de airbag

O TLX apresenta um novo airbag de três câmaras. Uma tecnologia original, desenvolvida para reduzir o risco de lesões cerebrais durante colisões frontais não perpendiculares. Em substituição dum único elemento esta apresenta um desenho composto, com três camaras e um painel não inflado que suporta e desacelera a cabeça do ocupante.

O airbag de três camara incorpora um painel não inflado para “agarrar” a cabeça do passageiro.

Este elemento, também inovador, é a base do conceito. Pois, desta forma exerce menos força ao mesmo tempo que direciona a cabeça para o centro do airbag. Assim permite que as duas camaras maiores possam oferecer mais proteção lateral. Enquanto a terceira camara amortece no sentido longitudinal. Como a inspiração vem dos Estados Unidos da América, a Acura diz que esse novo airbag funciona “como a luva de um apanhador de basebol”.

A segurança não se resume ao novo airbag

Este modelo nipónico inclui outros elementos de segurança de relevo, e já nossos conhecidos. Além do novo airbag dianteiro do passageiro, o 2021 TLX agora inclui airbags de joelho para o condutor e o passageiro da frente. Foram projetados para controlar melhor o movimento de avanço dos ocupantes durante uma colisão frontal.

Cada airbag do joelho está contido sob um painel na parte inferior do painel de instrumentos, proporcionando um espaço melhorado para as pernas . No total, o 2021 TLX está equipado com oito airbags, incluindo airbags dianteiros, laterais e de joelho para o condutor e passageiro dianteiro e airbags de cortina lateral com sensor de capotamento.

Como padrão, todos os modelos TLX, para o ano 2021, vêm com o pacote designado de “AcuraWatch” de segurança avançada e assistência ao condutor que ajuda a evitar ou reduzir a gravidade de uma colisão. Inclui um sistema aprimorado de travões, para mitigação de colisões, monitor de nível de atenção do condutor e assistência de engarrafamento.

Solução integrada

A segurança do condutor e passageiros dum veículo não se resume a bons airgabs. Outras melhorias de segurança incluem uma estrutura da carroceria especialmente desenvolvida para aprimorar a proteção dos ocupantes, absorvendo e distribuindo a energia do embate para longe do compartimento de passageiros e um túnel central no piso feito de aço de alta resistência.

Como resultado a Acura espera que essas melhorias de segurança permitam que o novo TLX atinja uma classificação NHTSA de cinco estrelas e uma classificação IIHS Top Safety Pick +, incluindo uma classificação ‘Bom’ em todos os testes de colisão e uma classificação ‘Superior’ para prevenção de colisões frontais.

A segurança é cada vez mais abrangente. O consumidor procura garantias de segurança para si a para os seus, As regulamentações impostas à industria automóvel são cada vez mais exigentes e ainda bem. Assim, o conjunção de novos regulamentos com as inovações, onde este novo tipo de airbag se enquadra, ajuda que os consumidores procurem veículos mais seguros. E as inovações são fortemente divulgadas pelos departamentos de marketing das marcas como mais um argumento de vendas.

Fotos | Acura

--

Posts Relacionados

Editores

Uma iniciativa da: