Prepare o seu carro para o inverno

Duarte Paulo

10 November, 2020

Mesmo que não cheguemos a ter condições como as mostradas na foto, prepare o seu carro para o inverno.

O frio está a chegar a Portugal com ele chegará a altura de muitos portugueses que residem nas grandes cidades se deslocarem à terra de origem (se não existir proibição de circulação devido à COVID-19). Este facto levará a um significativo aumento das deslocações nas estradas nacionais.

Com o frio chegam outras condicionantes à condução, a chuva, o nevoeiro, o vento, o gelo e a neve. Lembre-se que conduzir com um tempo adverso é sinónimo de riscos acrescidos que não devem ser negligenciados. Assim, aconselhamos a preparar o seu carro para o inverno, saiba mais já a seguir.

Prevenção é o “truque”

Com o inverno no horizonte, e para prevenir surpresas desagradáveis, sugerimos que faça uma revisão ao seu carro. A manutenção das condições ideais do seu veículo garante que o veículo dispõe das mesmas para circular em segurança. Não adie a substituição de uma peça quando está na altura de o fazer, seja por quilometragem percorrida ou pelo tempo que já passou.

Uma peça substituída a tempo, pode significar a diferença entre fazer um pequeno investimento ou sofrer danos evitáveis e dispendiosos. Por vezes peças próximas, que estão em bom estado e podia evitar de substituir, são atingidas e ficam danificadas. Dessa forma terá que gastar muito mais dinheiro desnecessariamente.

Mas, partindo do princípio que a manutenção programada foi efetuada a tempo e horas, concentremo-nos em consumíveis que também merecem atenção. Prepare o seu carro para o inverno, esteja atento aos seguintes elementos:

Bateria

Deve verificar o estado da bateria do seu veículo periodicamente. Esta sugestão revela-se mais importante quando se aproxima o fim de vida expectável da bateria, ou seja, após cerca de 4 anos. No período de inverno, ou em zonas frias, a bateria é mais solicitada. Isto sucede porque as solicitações são maiores, desde o processo de pré-aquecimento de alguns de alguns motores, da maior utilização dos componentes eletrónicos do automóvel, da maior utilização das luzes que estão mais horas ligadas, do aquecimento, da ventilação, do ar condicionado, entre muitas outras coisas. O frio também ajuda a reduzir a eficácia da bateria do seu veículo.

Óleo do motor

Oil, Motor, Changing The Oil, Maintenance, Vehicle

Os condutores devem garantir que o óleo mantem as caraterísticas intactas para enfrentar o frio

Quase todos os condutores tem a noção que os motores a combustão necessitam de lubrificante. A lubrificação dos componentes móveis internos do motor requere uma verificação nesta época do ano. O frio tende a aumentar a viscosidade do óleo, limitando a sua capacidade de lubrificação e a sua eficácia. Assim, com o frio, exige-se que este esteja em boas condições e com a fluidez adequada.

Líquido de refrigeração

Por vezes o líquido de refrigeração é ignorado, só sendo reposto quando o ponteiro da temperatura dispara para o máximo, ou quando sai fumo do compartimento do motor. Mas o seu papel é fundamental no arrefecimento do motor, pois transfere o calor do motor para o circuito de arrefecimento. As suas caraterísticas vão-se perdendo com o funcionamento, assim deve ser substituído com alguma regularidade.

Nestas alturas de temperaturas mais baixas, pode parecer um contrassenso chamar a atenção para o líquido de refrigeração, porém este liquido possui outra caraterística importante, pode ser também anticongelante. Esta caraterística é mais importante quanto mais frio for o local onde a viatura circula. Um bom líquido de refrigeração não atinge o ponto de ebulição com as altas temperaturas (próximas dos 90ºC) nem congela com as baixas temperaturas. Mais, previne a corrosão e não faz espuma.

Limpa para-brisas e respetivo liquido

Uma boa visibilidade da estrada é fundamental para uma condução segura. A visão para o exterior é feita através do para-brisas, um elemento crucial para a segurança e conforto da condução. Para limpá-lo é de vital importância que as escovas limpa para-brisas estejam em bom estado. Só assim conseguirão responder de maneira eficaz. Ou seja, sem ruído e sem deixar marcas no vidro.

Hoje em dia a utilização exclusivamente de água não é adequada. Mas, tal como o líquido de refrigeração, devemos considerar a utilização de versões do líquido do limpa para-brisas que incluam anticongelante. Este elemento irá reduzir o esforço e desgaste da bomba do esguicho e dos bicos quando utilizá-los a temperaturas negativas.

Pneus

technology, sport, car, wheel, automobile, transportation, transport, red, vehicle, spoke, drive, auto, modern, tire, automotive, sports car, bumper, supercar, power, luxury, design, performance, rim, motor, style, elegant, mercedes, class, convertible, expensive, fast, elegance, mercedes benz, land vehicle, automobile make, automotive exterior, automotive design, luxury vehicle, automotive tire, sports sedan

Os pneus são os elementos de ligação ao solo. Sem eles não existe possibilidade de controlar o veículo

Um aspeto positivo é que no caso dos pneus a consciência dos condutores já está “ativa”, não sei se é por compreensão da importância na segurança ou se é por medo das coimas. Mas de qualquer forma com a chegada do inverno é recomendável a utilização de pneus adequados à pluviosidade. A chuva reduz a aderência ao piso para tal o uso de pneumáticos apropriados é indispensável para a segurança rodoviária. Mas nos casos de existência avultada de neve, deve utilizar as correntes sempre que necessário.

Prepare o seu carro para o inverno

Verifique sempre todo o sistema de iluminação do seu veículo. Confirme o funcionamento de todas as lâmpadas. É importante ver, mas também ser visto. Aproveitando o tema da visão, confirme o funcionamento do sistema de desembaciamento. Naturalmente que no inverno este sistema é mais solicitado. A sua necessidade advém da impossibilidade de circular tão frequentemente com os vidros abertos.

É aconselhável adquirir um conjunto de emergência, vulgo kits. Estes devem possuir entre outras coisas:
– lanterna com pilhas novas;
– cobertor
– água;
– snacks;
– cabos de arranque para a bateria;
– mala de primeiros socorros.

Recomendamos ainda que viaje com o telemóvel carregado para, em qualquer emergência, conseguir contactar por socorro. É assim que se circula seguro!

Fotos | Pixabay, Pixabay, Pxhere

--

Uma iniciativa da: